Toxina Botulínica para Hiperidrose
O que é?
O que é hiperidrose?
Hiperidrose é a liberação excessiva de suor. Esta liberação excessiva de suor é estimulada pelo sistema nervoso autônomo, ou seja , aquela parte do nosso sistema nervoso que funciona independentemente do nosso comando. Ainda não se sabe por que em alguns indivíduos ocorre a estimulação constantemente das glândulas sudoríparas, com consequente produção de suor. A hiperidrose pode ser agravada em situações de estresse emocional (situações íntimas ou públicas) ou estresse físico (exercícios, aumento da temperatura do ambiente).
Na região íntima o excesso de transpiração costuma ser acompanhado pelo aumento da população de bactérias presentes normalmente na pele, o que acarreta formação de odor característico da região, que pode ser desagradável para algumas pessoas.
Como a Toxina Botulínica bloqueia a transpiração local, naturalmente a concentração de bactéria diminui, reduzindo o odor local.
A hiperidrose é uma condição comum?
Aproximadamente 0,5% da população mundial. Ou seja, 1 pessoa em cada 200 sofre com algum tipo de hiperidrose. Normalmente, os primeiros sintomas aparecem durante a adolescência.
Quais são as causas da hiperidrose?
Não se conhece exatamente as causas da hiperidrose. Sabe-se que 30-50% dos pacientes tem história familiar, sugerindo um forte componente genético envolvido.
Como a TOXINA BOTULÍNICA atua no tratamento da hiperidrose?
As glândulas sudoríparas são responsáveis pela liberação de suor.
Estas glândulas são estimuladas por fibras que fazem parte do sistema nervoso autônomo e que informam as glândulas sudoríparas quando estas devem liberar suor. No entanto, para que a liberação de suor ocorra, é necessário que a glândula seja estimulada por uma substancia chamada acetilcolina.
A toxina botulínica atua impedindo a liberação da acetilcolina e como consequência inibe a liberação do suor.
Como é feita a aplicação da TOXINA BOTULÍNICA?
Antes de aplicar a TOXINA BOTULÍNICA, o médico irá realizar u m teste para identificar com precisão a área acometida pela hiperidrose. Este teste é simples, indolor e realizado com iodo e amido de milho. Uma vez identificada a área a ser tratada, o médico realiza a aplicação da TOXINA BOTULÍNICA nos pontos demarcados através de injeções sob a pele.
A aplicação dura em média 30 minutos.
Após a aplicação, os pacientes ficam liberados para suas atividades normais.
Quais são as áreas mais frequentemente tratadas?
São comumente tratadas a hiperidrose das axilas (axilar), a hiperidrose das mãos (palmar) e pés (plantar).
Atualmente, excesso de transpiração das regiões íntimas bem como o controle de odores desagradáveis da área são tratados pela toxina botulínica são tratados com muito sucesso.
A TOXINA BOTULÍNICA dói?
Nas axilas o procedimento de aplicação é simples, rápido e muitas vezes indolor.
Nas mãos e nos pés o procedimento de aplicação exige o bloqueio anestésico local.
Na região íntima a aplicação é razoavelmente tranquila e a dor pode ser controlada com anestésico local; e aplicação de gelo antes da sessão.
Quanto tempo dura o efeito do tratamento da TOXINA BOTULÍNICA?
O que normalmente se observa é um período que varia de cerca de 3 a 6 meses sem que o paciente apresente transpiração ou sudorese excessiva nas áreas tratadas.
O retorno da transpiração é paulatino e vai se acentuando com a passagem do tempo. Após este período a reaplicação é indicada.
Situações como uso de medicamentos, substâncias anabolizantes e termogênicos, além de stress muito acentuado ou excesso de exercícios físicos podem reduzir o tempo de ação da Toxina Botulínica.
O que vai acontecer em quem decidir não aplicar a TOXINA BOTULÍNICA novamente?
Os efeitos da TOXINA BOTULÍNICA são reversíveis. Ela não causa nenhuma alteração nas áreas tratadas.
Portanto, se houver a decisão de não mais repetir a aplicação de TOXINA BOTULÍNICA, a liberação de suor voltará a ocorrer normalmente e gradualmente retornará aos mesmos níveis observados antes do tratamento.
Poderá ocorrer algum efeito indesejável durante o tratamento com TOXINA BOTULÍNICA?
Os efeitos adversos mais comumente observados no tratamento com a TOXINA BOTULÍNICA são dor no local da aplicação, arroxeamento e leve edema local.
A ocorrência de hiperidrose compensatória, ou seja, a liberação excessiva de suor em outro local que não foi tratado e que não era acometido anteriormente, é extremamente rara.
A TOXINA BOTULÍNICA pode ser aplicado em gestantes?
Não. A segurança do uso da TOXINA BOTULÍNICA em humanos está muito bem comprovada através de vários estudos científicos. No entanto, por cautela, recomenda-se
não aplicar a TOXINA BOTULÍNICA em mulheres grávidas ou em lactação.
Cuidados após a aplicação da toxina botulínica:
- Logo após a aplicação de TOXINA BOTULÍNICA, recomenda-se não massagear, usar cremes ou depilar a região tratada, por 48 horas, no mínimo.
- Pode haver a formação de pequenos halos de vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos de aplicação, logo após a realização do procedimento. Esta é uma reação normal do organismo e deve desaparecer em 5 horas, aproximadamente.
- Podem haver formação de pequenos arroxeados, devido à aplicação. Estes desaparecerão espontaneamente em alguns dias. Pacientes que fazem uso de substâncias anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários, podem apresentar mais áreas arroxeadas e que desaparecerão mais lentamente
Quais as vantagens da aplicação da toxina botulínica no tratamento da hiperidrose?
1. A sessão é rápida
2. A aplicação é praticamente indolor.
3. A recuperação é instantânea. Não há recomendações ou restrições após a aplicação.
4. O resultado é praticamente imediato.