Rejuvenescimento Íntimo

O que é?

A busca pela juventude geralmente foca na busca de um rosto mais fresco e suave. Aqueles que são extremamente cuidadosos, eventualmente preocupam-se com a aparência do pescoço, colo e, no máximo, com o dorso das mãos.

Mas o rejuvenescimento tem um espectro muito mais amplo. Esta busca extrapola o aspecto estético e tem reflexos funcionais dando impacto positivo na vida das pessoas, como um todo. E, uma nova demanda que surge nos consultórios dermatológicos é a busca pelo rejuvenescimento íntimo.

Estamos vivendo cada vez mais e melhor e a busca pela qualidade de vida é uma rotina no nosso dia a dia. As pessoas buscam alternativas para mantê-las jovens e saudáveis pelo maior tempo possível. E a saúde é o que se observa na vida das pessoas, tanto do ponto de vista médico como do ponto de vista da autoestima, o que inclui a sexualidade. Este fenômeno pode ser atribuído ao advento das novas mídias e o acesso à internet, que vêm criando novos padrões de beleza e de comportamento, até mesmo para estas áreas.

A dinâmica dos relacionamentos também mudou e hoje é comum que as pessoas entrem em relacionamentos mais frequentemente. Neste momento, surge o desejo da melhora da aparência como um todo, inclusive da aparência intima. As mulheres exploram cada vez mais sua sexualidade e tem usufruído dela até idades mais avançadas.

Com a baixa hormonal que culmina com a menopausa, as mulheres enfrentam um declínio da sua sexualidade, gerando a perda de lubrificação vaginal ( como ocorre em cerca de 50% das mulheres nesta fase ) e consistência de seus órgãos genitais. Tais modificações geram desconforto e perda de interesse sexual, o que impacta profundamente em seus relacionamentos. É mandatório que haja soluções satisfatórias para este incômodo.

Além do mais, estudos mostram que mais de 60% das mulheres com mais de 50 anos apresentam perda urinária espontânea. Isso gera enorme desconforto e constrangimento para a mulher, até em suas atividades mais simples, como rir ou ir à academia.

Quais são as técnicas que podem ser utilizadas?

As técnicas que podem ser utilizadas no rejuvenescimento íntimo são:

  • Laser vaginal e vulvar;
  • Radiofrequência vaginal e vulvar
  • Microagulhamento íntimo ;
  • MMP Íntima (Microinfusão de Medidicamentos na Pele);
  • Peeling para clareamento íntimo;
  • Preenchimento Genital Feminino;
  • Bioestimuladores Genitais.

Muitas vezes se utiliza mais de uma técnica conjuntamente para otimizar os resultados.

Qual Paciente pode fazer o Rejuvenescimento Íntimo?

A partir dos 30 anos o corpo começa a diminuir o colágeno no corpo todo, inclusive na região íntima (vagina e vulva).

A perda do colágeno torna-se mais evidente com o climatério e, principalmente na menopausa, pela diminuição do hormônio estrogênio que leva a modificações graduais da vagina. Há redução do colágeno e afinamento do epitélio, alteração das células musculares, diminuição da irrigação sanguínea e alteração da inervação. Estas alterações resultam numa diminuição da flexibilidade da parede vaginal, diminuição do fluxo sanguíneo vaginal e alteração da sensibilidade.

Este conjunto de transformações determinam o aparecimento de sintomas  como a perda da umidade vaginal, dor durante a relação sexual, prurido (coceira) genital, aumento do risco de infecção urinária, ardor ao urinar e incontinência (perda de urina).

Como consequência desta condição, observa-se menor qualidade de vida sexual, principalmente relacionada à dor e ao desconforto vaginal durante a relação. Mulheres com estes sintomas possuem dificuldade de alcançar o orgasmo, desconforto perante o parceiro e diminuição no desejo e satisfação sexual.

Principais indicações:

  • Falta de lubrificação vaginal;
  • Pele da vagina fina e frágil;
  • Dor na relação sexual.
  • Ardência ou coceira na vagina;
  • Perda da libido e da satisfação sexual;
  • Mudança no PH da vagina favorecendo o corrimento;
  • Incontinência urinária leve;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Urgência miccional;
  • Infecção urinária de repetição;
  • Assimetria de pequenos lábios;
  • Hipertrofia de pequenos lábios;
  • Clareamento da região vulvar perianal e virilha.
  • Melhora da autoestima;
  • Aumento da satisfação com o próprio corpo.

 

Este conjunto de sintomas relacionados com a falta do estrogênio nas mulheres, geralmente na menopausa, é conhecido como Síndrome Urogenital.

Rejuvenescimento íntimo: quais são as principais técnicas e como elas podem beneficiar as mulheres?

Muito além da estética, esse conjunto de técnicas contribui para a solução de problemas crônicos ou agudos que afetam diretamente o bem-estar físico e emocional das mulheres. Para entender um pouco melhor sobre o assunto, entrevistamos a dermatologista Drª. Daniela P. N. Ribeiro

Quando se fala em rejuvenescimento íntimo, é comum que muitas pessoas não entendam ou reduzam esse conjunto de técnicas a noções simplistas, como uma possível reconstrução do hímen. Mas a verdade é que esse tratamento é indicado para mulheres que têm problemas com flacidez na região vaginal, dores crônicas e falta de lubrificação durante a relação sexual, entre outros problemas.

Portanto, é um tratamento estético que beneficia não só os aspectos físicos, como também emocionais da mulher, por estar diretamente conectado a questões de autoestima e insegurança. O assunto ainda é tratado como polêmico em muitos ambientes, mas vem superando tabus à medida que novas técnicas e equipamentos começam a chegar ao mercado.

Para nos aprofundarmos um pouco melhor no tema, conversamos com a Drª. Daniela P. N. Ribeiro, que é dermatologista e trabalha com rejuvenescimento íntimo desde sua chegada no Brasil. Confira!

1 • O que é o rejuvenescimento íntimo?
O rejuvenescimento íntimo é um conjunto de técnicas médicas utilizadas com objetivo de melhora estética e funcional da área íntima.

2 • Quais técnicas podem ser utilizadas para fazê-lo e quais as diferenças entre elas?
As técnicas são inúmeras e vão desde lasers, radiofrequências, peelings, microagulhamento e preenchimentos até o uso da toxina botulínica e dos bioestimuladores. Enquanto os lasers e as radiofrequências são mais utilizados para tratar não só a parte estética, mas também os efeitos internos da menopausa e as queixas sexuais, os peelings e o microagulhamento são mais usados para clareamento. E os preenchimentos e bioestimuladores são mais utilizados para melhorar a flacidez e o formato da área externa.

3 • Existe alguma técnica mais segura ou mais recomendada?
As técnicas são relativamente seguras, desde que executadas por profissionais altamente especializados. Elas requerem conhecimento profundo de laser e outras tecnologias, além de habilidades com uso de injetáveis, como os preenchimentos e bioestimuladores. Portanto, é essencial que o profissional que trabalhe com isso tenha uma formação bem específica nesta área e não somente cursos pontuais.

Quais os benefícios de fazer o rejuvenescimento?
Em relação às mulheres na menopausa ou aquelas que, por algum motivo, tiveram uma menopausa precoce devido a alguma doença (como pacientes com câncer de mama), uma técnica como a do laser, por exemplo, melhora a lubrificação, a qualidade da relação sexual e a elasticidade da vagina.

Também pode ser utilizado para o tratamento da incontinência urinária – de esforço associado ou não – às radiofrequências e a ondas eletromagnéticas. Os preenchimentos, além de tornarem o aspecto da vulva mais bonito e menos flácido, também podem ser utilizados para dar um upgrade na relação sexual.

4 • Que problemas ele ajuda a mulher a resolver?
[Além dos apontados anteriormente, como] a incontinência urinária de esforço, a melhora dos sintomas vaginais da menopausa em mulheres que não podem (ou não querem) usar hormônios, clareamento da região íntima, tratamento da flacidez e das assimetrias dos grandes lábios, correção dos pequenos lábios (quando muito proeminentes); além de tratamento de cicatrizes, marcas e até excesso de suor nessa área. A aplicação de toxina botulínica ou preenchimento ajuda com dores crônicas nessa região durante a relação.

5 • Qual o protocolo para fazer o rejuvenescimento após o parto?
O rejuvenescimento após o parto pode ser feito com lasers ou radiofrequências de alta intensidade. Somente após avaliação médica é possível indicar qual é a melhor técnica para cada caso.

6 • É possível fazê-lo após uma cirurgia bariátrica, por exemplo?
Com certeza, pacientes que fizeram uma cirurgia bariátrica serão beneficiadas. A flacidez resultante deste processo, que fica nos grandes lábios e no interno da coxa, pode ser tratada com radiofrequências, aplicação de ultrassom microfocado e de bioestimuladores.

7 • O que acontece após o tratamento?
Tudo depende da técnica utilizada, mas a maioria dos lasers e técnicas não requer muita recuperação. Geralmente, é recomendada abstinência sexual por três dias. No restante, a paciente costuma poder fazer suas atividades usuais.

8 • O rejuvenescimento pode ser combinado a outros tratamentos? Quais?
O rejuvenescimento pode, sim, ser combinado. Inclusive, com alguns tipos de fisioterapia, quando em caso de incontinência urinária ou queixas sexuais, para fortalecimento do assoalho pélvico. Também pode ser associado a cirurgias vaginais específicas, como uma perineoplastia, e até mesmo a cirurgias plásticas, quando necessário.

 9 • Existe alguma contraindicação ao tratamento?

Sim, existem inúmeras contraindicações. Por isso, é tão importante passar por um profissional habilitado e com experiência para que este possa avaliar se a paciente realmente é uma boa candidata ao tratamento.

Contato

Entre em contato conosco para tirar uma dúvida ou agendar uma consulta.