Laser Intra e Extravaginal
O que é?
A mulher vai viver muitos anos após a última menstruação (menopausa), pois a expectativa de vida aumentou significativamente. A mulher hoje está mais jovem mais madura, porém mais estressada acumulando atividades de trabalho, família e afazeres de casa.
Após a queda hormonal que ocorre na menopausa, a pele fica seca, fina, frágil e mais flácida.
A região intima sofre muito com essas alterações pois já é uma área de muita sensibilidade.
Nesse período o relacionamento sexual com o parceiro fica mais difícil tanto pela perda de libido, desgastes diários e pela dor e sensibilidade que ocorre no ato sexual.
O tratamento padrão para as mulheres após a menopausa é a reposição hormonal. Assim sendo, lembrar que além dos sintomas de pele, cabelo e unhas, a falta do estrogênio também interfere no sono, humor, provoca calores e favorece a osteoporose.
Mas, algumas mulheres não podem ou não querem fazer esse tratamento devido a riscos mais alto de desenvolver câncer de mama ou outros. Algumas mulheres inclusive já tiveram câncer e não podem utilizar medicamentos hormonais.
O laser é uma excelente alternativa segura para o tratamento íntimo destas mulheres.
A evolução dos tratamentos a laser propiciou o desenvolvimento de aparelhos para aplicação em mucosa de maneira segura e com resultados excelentes. Dentre estes aparelhos está o que utiliza o laser Erbio:itrio-aluminio-granada (Er:YAG) que tem alta afinidade por água. No procedimento para o tratamento da atrofia genital, o aparelho é regulado para uma potência em que não há ação destrutiva (não queima), mas que promove aumento da temperatura do tecido bombardeado (mucosa vaginal).
O laser Erbium Yag 2940 nm, tem ponteiras específicas para a região íntima.
Seu mecanismo de ação é o aumento da temperatura local, de maneira leve, e de baixa profundidade, não queimando e não provocando efeito cicatricial. O principal efeito é proporcionar dilatação dos vasos sanguíneos locais, acarretando melhor irrigação e maior aporte de nutrientes para o tecido. Desta forma, ocorre a otimização da mucosa vaginal que fica mais competente para manter água em sua estrutura , além de ser estimulada a produzir mais fibras de colágeno.
Portanto, o tratamento não é doloroso e é feito em toda área vaginal e na parte externa, melhorando a qualidade da pele.
Quais os benefícios do tratamento com laser?
Os principais benefícios notados pelas pacientes são: melhora na qualidade de vida sexual, diminuição da dor durante a penetração vaginal, melhora do prazer durante a relação, maior lubrificação vaginal na relação sexual, melhora da incontinência urinária. Também melhora o aspecto externo da vulva e o tensionamento do canal vaginal. Também indicado para quadros de candidíase de repetição.
O procedimento é dolorido?
O tratamento é tranquilo e praticamente indolor. A paciente é orientada a chegar ao consultório 30 minutos antes do procedimento para a aplicação de creme anestésico tópico local, quando deseja fazer o rejuvenescimento da região externa.
Quanto tempo dura uma sessão?
Cerca de 30 minutos.
Quantas sessões são necessárias?
De 3 a 4 sessões com intervalo de 30 dias entre elas.
Cuidados Pré Procedimento:
- Depilação entre 3 e 5 dias antes do procedimento;
- Não estar menstruada;
- Exame de Papanicolau recente e normal;
- Pesquisa de HPV vulvar negativa;
- Nas mulheres com história de herpes genital, realizar profilaxia medicamentosa.
- Utilizar creme de estrogênios por via vaginal uma semana antes da sessão, para hidratar a mucosa vaginal e permitir melhor ação do laser.
Cuidados Pós Procedimento:
- Evitar relações sexuais por uma semana após a sessão
- Utilizar cremes indicados na parte externa, até recuperação total da pele.
- Compressas frias de chá de camomila
- Associar estrogênio tópico após o procedimento se houver indicação.
Como é o Pós Procedimento:
Depois do procedimento pode haver vermelhão externo que costuma perdurar por 2 a 3 dias. Podem ocorrer pequenas crostas ou casquinas, após a aplicação do laser que desaparecem e não deixam marcas entre o quinto e sexto dia.
Após uma semana não dá para alguém perceber que o procedimento foi realizado.
Os resultados são perceptíveis a partir de 15 dias.
Quanto tempo dura o efeito do Tratamento a Laser?
A resposta é duradoura e estima-se que perdure por cerca de 12 -18 meses.
Preconiza-se a realização de sessões anuais de manutenção.
Contraindicações:
- Infecção ativa por HPV, seja no colo ou na vulva;
- Gravidez;
- Usuária de marcapasso;
- Papanicolau alterado.