Unhas

O que é?

As unhas são indicadores de cuidado e asseio pessoal, portanto problemas nas unhas tem forte conotação estética, gerando desconforto no paciente, sendo frequente motivo de busca ao dermatologista, especialmente entre as mulheres.

As unhas são anexos cutâneos formadas por lâminas de queratina e ajudam a formar um escudo de proteção do organismo em relação ao meio externo. As unhas, assim como a pele são termômetros da saúde do indivíduo.

A unha normal é transparente, lisa, suave, permanecendo colada ao seu leito e apresentando crescimento contínuo.

Como são estruturas que crescem continuamente são susceptíveis a estímulos hormonais diversos e a alterações nutricionais, podendo interromper seu crescimento ou apresentar alterações de estrutura.

A unha das mãos demora em média, de 5 a 6 meses para crescer da base até a ponta, e dos pés de 8 a 12 meses.

Existem variações individuais, relacionadas a raça, idade, ambiente, ocupação, etc.

Alterações na cor, aparência, superfície e crescimento podem significar problemas internos.

São problemas  Frequentes:

**Onicólise: Unhas frágeis, que quebram e destacam-se em lâminas facilmente. Podem ser o espelho de doenças sistêmicas, mas na maioria das vezes ocorrem por traumas locais, por fatores de estímulo mecânico ocupacional ou pelo uso inadequado de produtos químicos no local.  O tratamento clínico costuma dar excelentes resultados.

**Onicomicose: Infecção da lâmina ungueal causada por fungos. Ocorrência mais frequente em mulheres devido ao hábito de frequentar salões de manicure. Ocorre a alteração de cor da lâmina ungueal que pode ser variável de acordo com o agente etiológico, aumento da espessura da lâmina às custas de material córneo que se deposita sob a unha bem como alteração do formato da lâmina ungueal que muitas vezes encurva-se podendo resultar até em dor ao calçar sapatos.
O tratamento clínico é eficiente, porém longo, pois exige que tratemos a partir da unha que está se formando na matriz, necessitando que esta cresça e tome o lugar da unha com infecção.  O tratamento a Laser é uma excelente opção, podendo ser usado isoladamente ou associando ao tratamento clínico.

**Paroníquia: Conhecido em nosso meio como “unheiro”. Frequente entre mulheres que trabalham com as mãos e as mantém sempre úmidas.
Há inflamação e infecção secundária das dobras das unhas, podendo haver contaminação secundária por fungos e bactérias. Alterações inflamatórias das cutículas podem resultar em deformidades da lâmina ungueal que pode ser confundida com micose por leigos. O tratamento é clínico. A retirada das cutículas deve ser expressamente proibida e são necessários cuidados para manter as mãos sempre secas, como o uso de luvas. O afastamento do trabalho pode ser necessário por algum tempo.

**Verrugas periungueais: De etiologia viral e mais comum em mulheres, ocorre com o crescimento de verrucosidades nas dobras das unhas, muitas vezes levando à deformidade da própria lâmina ungueal.  O tratamento se faz com cáusticos, como ácidos e/ou crioterapia ou pelo método cirúrgico de eletrocirurgia. O tratamento tem duração variável dependendo da facilidade que o hospedeiro tem em controlar o vírus, contendo a infecção.

**Alterações ungueais secundárias a doenças sistêmicas: Doenças internas cardio respiratórias e vasculares podem causar alterações clássicas na estrutura das unhas. Algumas doenças dermatológicas como Psoríase e Liquen Plano também são responsáveis por lesões bastante características na lâmina ungueal. Entretanto, este tipo de diagnóstico pode ser complexo, caso o médico responsável não seja especialista. O Dermatologista é o especialista mais indicado para auxiliar você quanto ao diagnóstico e melhor tratamento para tal condição.

Contato

Entre em contato conosco para tirar uma dúvida ou agendar uma consulta.