Infecções Bacterianas
O que é?
São ocasionadas por bactérias presentes na superfície da pele que rompem a barreira cutânea, alojam-se na pele e provocam os quadros de infecção. Embora sejam bastante frequentes, especialmente em crianças, sempre estão associadas a uma “porta de entrada” ou um ferimento inicial que rompe a barreira de proteção formada pela pele.
**Impetigo: Infecção contagiosa que ocorre frequentemente em crianças. Desenvolve-se a partir de áreas já feridas. Se ocorrer demora no tratamento as lesões podem disseminar-se. Geralmente não deixa cicatrizes, após o tratamento sistêmico com antibióticos.
**Foliculites: São infecções que se iniciam nos folículos pilosos. Podem ocorrer em todas as idades, independem do estado imunológico do paciente e podem ocorrer em qualquer área que tenha pelos. Visualmente se manifesta em forma de bolinhas vermelhas ou com pus, semelhante à acne. Esta lesão é causada por bactérias que podem surgir normalmente na pele de pessoas predispostas ao problema e pode ser agravada pela contaminação do ambiente (exemplo – toalhas e roupas).
Quando a infecção for muito severa pode resultar em área cicatricial sem pelos, gerando placa de alopecia definitiva.
Fatores que podem piorar o quadro:
- Roupas apertadas e abafadas
- Calor local
- Intervalo prolongado entre um banho e outro
- Excesso de oleosidade na pele
- Deficiência na imunidade
*Pseudofoliculites: São infecções dos folículos pilosos secundárias aos traumas constantes da depilação. Ocorre em áreas como região da barba, pernas e virilhas. O fator desencadeante é o trauma sobre locais de pelo que por serem grossos tem a tendência de ficar “encravados” sob a pele. A infecção ocorre secundariamente. Ao final de cada ciclo infeccioso, a pele torna-se mais espessa, muitas vezes com cicatrizes deprimidas e com manchas escuras decorrentes da inflamação. Nestes casos, além do tratamento clínico que é paliativo, sugerimos a depilação a Laser, que leva à diminuição do número e do calibre dos pelos da área tratada, dificultando o encravamento, abortando o processo. Para a depilação a Laser é importante que não existam infecções agudas, que a área esteja sem ser depilada por pelo menos trinta dias ( mas, o pelo não precisa estar comprido) e que a pele esteja a mais clara possível e sem “marquinhas” de sol.
Como tratar?
O tratamento é feito basicamente com antibióticos em cremes ou por via oral, além das medidas de prevenção, específicas para cada caso.