Envelhecimento Cutâneo

O que é?

O envelhecimento ocorre em todos os seres humanos desde o momento de seu nascimento. Com o aumento da expectativa de vida e com o desenvolvimento da tecnologia é possível manter-se jovem e saudável por muito tempo!

O envelhecimento pode ser classificado em envelhecimento endógeno, causado por fatores pertinentes à constituição genética do indivíduo e em envelhecimento exógeno, desencadeado por fatores externos relativos aos hábitos de vida de cada um, tais como exposição ao sol, fumo, número de horas de sono, alimentação, etc.

Portanto, inferimos que o estilo de vida é fator determinante na longevidade e aparência de uma pessoa.

O nosso mundo interior espelha-se em nosso corpo, portanto para mantermos a beleza externa devemos em primeiro lugar cultivar felicidade e bons sentimentos em nosso íntimo. Nossa vida é resultado de nossas íntimas convicções. Portanto, de nada adianta esmerarmos nos cuidados com nosso corpo sem cuidarmos de nossa saúde mental e espiritual. O equilíbrio destes setores é o segredo do viver saudável.

Dieta balanceada, exercícios físicos, horas de sono adequadas e redução do stress, são os preceitos básicos antienvelhecimento.

O uso de antioxidantes orais está sendo mundialmente aceito na prevenção do envelhecimento. No entanto, deve ser uma suplementação e não um substituto aos alimentos ricos em vitaminas e sais minerais.

O uso diário de filtros solares é outro potente aliado para os que querem permanecer jovens por mais tempo, pois sabemos que a radiação Ultravioleta está envolvida tanto na gênese do câncer de pele quanto do processo de envelhecimento da pele.

Entenda-se por radiação Ultravioleta não somente o sol mas toda a claridade, incluindo certos tipos de lâmpadas de uso doméstico. Toda a radiação a que somos expostos durante toda a nossa vida fica acumulada na memória de nossas células determinando nossa aparência cronológica.

Além de tais cuidados, devemos nos valer do uso de cremes adequados, que tenham como objetivo estimular a renovação das células da pele, como o Ácido Retinóico, Ácido Glicólico, Vitamina C tópica, entre outros. Seu Dermatologista é o profissional mais indicado para decidir, em conjunto com você quais as melhores opções de tratamento para seu tipo de pele de acordo com seus hábitos de vida.

Modernas técnicas de Medicina Estética estão disponíveis para manter o aspecto jovem e fresco do rosto.

Perguntas  Frequentes:

Qual tipo de produto deve ser utilizado primeiro?
Cada paciente deve ser avaliado individualmente para priorizarmos sua maior necessidade e assim darmos início a sequência de tratamentos.

Se a maior necessidade do paciente for a flacidez global da pele do rosto e pescoço?
Devemos utilizar técnicas de estimulação do colágeno que dá sustentação a pele, como os Bioestimuladores de Colágeno ( Ácido Poli-L-Láctico, Hidroxiapatita de Cálcio e Fios de PDO), o Ultrassom Microfocado, a Radiofrequencia e os Lasers Ablativos/  Sub Ablativos/ Não Ablativos.

Se o paciente incomodar-se com as rugas de expressão, ou seja, aquelas rugas que ocorrem quando o indivíduo fala ou sorri, mas que estão ausentes quando o rosto está imóvel?
A Toxina Botulínica será a melhor indicação, pois limitará a movimentação dos músculos mais solicitados do rosto.

E se o que mais chamar a atenção no paciente for o “aspecto cansado” pela presença de profundos sulcos entre o nariz e a boca?
Então estamos frente a uma necessidade clara de preenchimento, onde utilizaremos substâncias para preencher as depressões existentes em determinada região do rosto. Dependendo da área a ser tratada podemos utilizar o Ácido Hialurônico de diferentes densidades. O paciente deverá manter o aspecto suave e natural, sem perder a individualidade de sua aparência.

Então, não há mais necessidade de cirurgias plásticas corretivas para o rosto?
Ao contrário, a indicação ainda existe e em determinadas situações continua insubstituível, como em casos de correção de pálpebras e reconstrução de nariz. Nosso paciente deseja estar sempre com aparência jovem.

Mas, devemos evitar que para tanto seja submetido a diversas cirurgias de rejuvenescimento durante sua vida. Ao usarmos as técnicas descritas, manteremos o frescor da expressão do seu rosto por algum tempo e retardaremos a indicação cirúrgica. Ganharemos em naturalidade sem perdermos a qualidade dos resultados!

Para tanto é muito importante que você seja orientado por um profissional médico qualificado, com bastante experiência no tratamento do rejuvenescimento do rosto. Esteja certo que o profissional entendeu bem suas necessidades e que é sensível a elas. Não deixe de perguntar tudo o que deseja saber.

Contato

Entre em contato conosco para tirar uma dúvida ou agendar uma consulta.