Dermatite Seborréica
O que é?
A Dermatite Seborreica é uma doença de pele extremamente comum, crônica, não contagiosa, que ocorre em indivíduos de ambos os sexos, durante toda a vida.
Costuma acometer áreas mais úmidas e gordurosas da pele, como o couro cabeludo, face (principalmente as regiões próximas ao nariz, orelhas e sobrancelhas) e face anterior do tórax.
Ocorre em ciclos, podendo haver surtos de melhora e piora.
Pode iniciar nos primeiros meses de vida, com escamas gordurosas e aderentes no couro cabeludo ou manchas avermelhadas com leve descamação na face, tronco e áreas de dobras (área fraldas, nuca, axilas). Normalmente, as lesões somem após alguns meses, podendo reaparecer na puberdade.
Já nos adultos, a Dermatite Seborreica pode se manifestar de forma leve, acometendo o couro cabeludo e causando descamação e prurido, sendo conhecida popularmente como “caspa”.
Quando mais intensa, além do couro cabeludo, acomete também cílios e sobrancelhas. Podem ocorrer lesões descamativas e avermelhadas na face, principalmente nos sulcos ao redor da boca, glabela e atrás das orelhas. Em algumas pessoas, pode haver comprometimento da região anterior do tórax. Normalmente, o prurido acompanha o quadro.
Existe uma predisposição familiar. O calor, umidade, uso de roupas sintéticas (lã, flanela, lycra, seda) favorecem o desenvolvimento da dermatite seborreica. Além disso, alguns fatores predispõem o seu agravamento, como a tensão emocional, a obesidade e a ingestão de alimentos muito gordurosos ou condimentados.
É importante o acompanhamento de um médico dermatologista, para que o diagnóstico seja feito e o melhor tratamento seja indicado.
Como Tratrar?
A Dermatite Seborreica aguda dever ser tratada com medicamentos até a melhora, quando então é necessário haver os cuidados de manutenção.
O indivíduo comprometido pela dermatite seborreica tem a predisposição genética para isso, sendo necessário os cuidados constantes para evitar gatilhos, como banhos muito quentes, stress descompensado, ressecamento e irritabilidade da pele.
É importante que o paciente não use ácidos muito potentes para o tratamento da pele, como Ác. Retinóico, pois este tipo de produto pode irritar ainda mais a pele, complicando a situação clínica do paciente com Dermatite Seborréica.
O tratamento da Dermatite Seborreica consiste no controle das lesões com o uso de medicamentos tópicos e em alguns casos mais resistentes, medicações por via oral.
1 – Quadros leves e moderados:
Corticoide tópico 1 vez ao dia por 5-10 dias;
Inibidores de calcineurina ( Tacrolimo e Pimecrolimo – imunomoduladores), 1 vez ao dia, alternando com corticoides;
Cremes à base de cetonozol (2%) 1 vez ao dia por 15 dias;
Hidratar a pele de 1-3 vezes ao dia com hidratantes neutros e leves. O sabonete deve ser neutro e usado 2 vezes ao dia.
2 –Quadros intensos e graves:
Hidratar a pele 2 vezes ao dia, evitando produtos irritantes e ácidos;
Itraconazol sistêmico 100mg, 2 vezes ao dia por 1-3 meses;
Isotretinoína sistêmica 20 mg, 2 a 3 vezes por semana durante 3-4 meses.