Tratamento de Verrugas Virais
O que é?
As lesões de verrugas virais, em geral são da cor da pele, sem ulceração ou crosta. Comumente são arredondadas únicas ou múltiplas e podem formar placas.
O diagnóstico diferencial mais difícil é com certos tipos de câncer de pele.
Às vezes a verruga vulgar é confundida com calosidade, principalmente quando ocorre nas solas dos pés.
Em geral o primeiro passo é diagnosticar a verruga, que é uma lesão causada por vírus HPV. Existem vários subtipos de vírus que causam a verruga e alguns deles podem ser cancerígenos, sendo assim, verrugas na área genital devem ser mandatoriamente investigadas em relação ao subtipo do vírus.
As crianças têm verrugas com muita frequência, mais do que os adultos, mas em geral os subtipos dos vírus são benignos.
Quais os Tipos de Verrugas Virais? Quais os Tratamentos?
O tratamento das verrugas varia conforme a idade e o tipo de manifestação da doença.
- Verrugas vulgares: extremamente comuns em crianças, podem ser tratadas por meio da aplicação caseira diária de ácido salicílico em baixas concentrações. Aplicação semanal (no consultório) de cantaridina leva à formação de uma bolha sobre a verruga. A cada semana, retira-se a porção necrótica da verruga que se encontra no cume da bolha e refaz-se a aplicação. Em adultos ou crianças mais velhas, a crioterapia (congelamento) é uma das opções de tratamento, sendo pouco dolorosa e praticamente sem risco de cicatrizes. A eletrocirurgia (eletrocoagulação), apesar de mais dolorosa, é outra boa alternativa, pois remove a verruga em uma única sessão. Dependendo do caso,o número de tratamentos (aplicação de ácidos) é bastante grande.
- Verrugas plantares: são geralmente difíceis de tratar, pois se localizam abaixo da superfície da pele. As opções de tratamento incluem aplicação de adesivos contendo ácido salicílico e outras substâncias químicas. Há também opções cirúrgicas: cirurgia a laser, eletrocirurgia ou excisão cirúrgica. Há também infiltrações intralesionais com quimioterápicos como Bleomicina e Metotrexate.
- Verrugas planas: métodos que promovam a descamação da pele, como a aplicação diária de Ácido Retinóico, Ácido Salicílico ou outros produtos com o mesmo fim são a recomendação habitual.
- Verrugas genitais: São mais difíceis de tratar. Tratamentos periódicos em consultório utilizando ácidos ou crioterapia podem ser necessários para a eliminação das verrugas visíveis. O dermatologista pode prescrever uma fórmula de Podofilina para ser usada em casa. Mais modernamente foram desenvolvidos medicamentos de uso tópico que têm ação nas verrugas genitais, porém, devido à sua ação irritante, só devem ser utilizados com orientação médica. Quando são persistentes ou em casos de grandes verrugas genitais, o tratamento cirúrgico é a opção. Mulheres portadoras de verrugas genitais têm maior chance de desenvolver câncer de colo do útero. Por isso, todos os adultos com verrugas genitais devem ser submetidos a tratamento.
Dica Dermacentro
Verrugas Virais sempre devem ser diagnosticadas e ter seu tratamento prescrito por um médico.
O médico Dermatologista é o especialista mais indicado para fazer seu diagnóstico e tratamento.
Retirar a verruga em casa, sem o diagnóstico do médico é extremamente perigoso. O paciente leigo, muitas vezes não terá condições de diferenciar a verruga de uma lesão cancerígena e pode demorar para ter o diagnóstico de uma lesão mais grave, vindo a prejudicar-se.
Há também o risco de queimaduras, que podem infecionar secundariamente e transformar-se em cicatrizes.
Como qualquer doença viral, as verrugas podem ter seu curso autolimitado, o que pode favorecer a idéia de que as “simpatias” e receitas caseiras podem ser efetivas.
Entretanto, o ideal é procurar o médico que pode fazer o diagnóstico preciso e indicar o método correto de tratamento.