Subcisão
O que é?
A subcisão é uma técnica cirúrgica na qual se utiliza uma espécie de agulha para soltar as travas fibrosas que tracionam a superfície da pele. Durante o procedimento ocorre o descolamento interno da fibrose que une a superfície da pele aos tecidos subjacentes,
por meio de uma agulha acoplada a um bisturi, sem que haja a necessidade de incisão na pele. É indicada para áreas de depressões acentuadas.
Como é feita a Subcisão?
É uma técnica minimamente invasiva, rápida, realizada na própria clínica, com anestesia local.
Utiliza-se agulha tipo Nokor, que é introduzida dentro da pele, chegando até a derme, a cerca de 1 cm de profundidade.
Realizam-se movimentos suaves, em forma de leque e movimentos circulares de “vai e vem”, com o intuito de causar hematoma local.
Ali, assim fazendo, o médico corta as fibras de fibrose (um tipo de cicatriz) que repuxa a pele, causando as depressões em sua superfície.
O estímulo mecânico do movimento da agulha promove o rompimento de vasinhos que dão origem a um hematoma no local. Este hematoma, aos poucos, se reorganiza, formando um novo tecido sem fibras enrijecidas. determinando uma nova organização do tecido tratado.
logo após o tratamento, o paciente fica com manchas roxas na pele, as equimoses e hematomas que , que demoram cerca de um mês para sumir, permanecendo por período variável de 20 a 40 dias.
Durante este período é mandatório que o paciente se afaste do sol para evitar que as manchas arroxeadas formem manchas na pele.
Quais as orientações Pós-Tratamento de Subcisão?
Os pacientes devem manter um curativo compressivo, nas áreas tratadas, por 24 a 48 h, após o procedimento. Período no qual o banho deve ser evitado.
Após o tratamento, os pacientes devem ser orientados a não se expor ao sol de maneira nenhuma, por 60 dias, no mínimo.
O uso de filtro solar de largo espectro é IMPRESCINDÍVEL, mesmo embaixo das roupas, enquanto estiverem com hematomas e equimoses.
Além disso, os pacientes precisarão ficar afastadas das atividades físicas por pelo menos uma semana.
Indicações
- Rugas ou marcas profundas na pele;
- Estrias Largas e Deprimidas;
- Depressões ou (“buracos”) causados pela celulite;
- Cicatrizes Deprimidas de Acne.
Contraindicações
Esta técnica é contra-indicada em grandes áreas, para os que tem predisposição a manchas e para fumantes.