Dermoabrasão
O que é?
Dermoabrasão é um procedimento que faz uma espécie de “lixamento” cirúrgico no qual remove-se a superfície da pele com pequeninas lixas, objetivando a melhora da sua qualidade e regularização de sua superfície. É considerado um peeling mecânico.
Atualmente, vem sendo deixada em desuso devido ao uso dos lasers que promovem resultados muito equivalentes, porém com muito menos desgaste para o paciente durante a sessão, sendo as sessões de laser muito menos doloridas e estressantes e sendo a recuperação destes muito mais rápida e menos impactante, promovendo um período menor de “down time”, ou seja, tempo de recuperação mais rápido.
Entretando , devido à sua praticidade, baixo custo e excelentes resultados, ainda é considerada uma terapia útil no portifólio de tratamento do Dermatologista.
Como é feita a Dermoabrasão?
Pode ser feita em consultório ou hospital.
Geralmente, é administrada medicação para relaxar o paciente antes da cirurgia.
A anestesia a ser realizada é local.
O procedimento é realizado com pequenas “lixas” ou através de um aparelho específico.
A pele do paciente é removida até que surja na superfície da pele uma cobertura pontilhada de leve sangramento, também conhecido como “orvalho sangrante”.
Após p término do tratamento o paciente vai para casa com curativos específicos que promovem mais conforto no pós–operatório.
Indicações:
- Cicatrizes de acne.
- Cicatrizes inestéticas.
- Rugas profundas.
- Estrias profundas resistentes aos tratamentos convencionais.
Cuidados Pós-Tratamento
- Por alguns dias, há a sensação de uma pele severamente queimada pelo sol. São prescritos analgésicos, antibióticos e antifúngicos. Medicação para prevenir a ativação de herpes simples poderá também ser receitada.
- Compressas especiais e aplicação de emolientes ajudam a acelerar a recuperação da pele. A cicatrização total geralmente ocorre em até dez dias.
- A nova pele formada é avermelhada e retorna à aparência normal em 8 a 12 semanas.
- Maquiagem corretiva pode ser usada para cobrir a pele cicatrizada permitindo retomar as atividades normais entre 7 a 10 dias.
- É indispensável o uso de protetor solar diariamente.
- Evitar exposição ao sol direta ou indiretamente por 3 a 6 meses.
Como é a recuperação?
- A cicatrização total geralmente ocorre em até dez dias.
- A nova pele formada é avermelhada e retorna à aparência normal em 8 a 12 semanas.
- Maquiagem corretiva pode ser usada para cobrir a pele cicatrizada permitindo retomar as atividades normais entre 7 a 10 dias.
Complicações:
- Hipercromia: sempre transitória e tratada com cremes branqueadores.
- Hipocromia.
- Quelóides.
Contraindicações:
Pacientes com doenças de coagulação ou sangramento, quelóides, imunossuprimidos ou em uso de Isotretinoína Oral.