Crioterapia ou Criocirurgia
O que é?
O termo criocirurgia designa o uso do frio e a diminuição de temperatura de uma determinada região do corpo para tratar uma doença ou sintoma.
Também conhecida como “terapia pelo frio”, a criocirurgia abrange um conjunto de técnicas utilizado por várias especialidades médicas, para diminuir inchaços, tratar edemas, aliviar dores e inflamações, dentre outras finalidades. O processo de “esfriamento” do tecido a ser tratado pode ser feito de diferentes maneiras: imersão em água gelada, bolsa de gelo ou bandagens.
Na Dermatologia, a crioterapia é uma técnica que utiliza o uso controlado de baixas temperaturas, para destruição tecidual, com finalidade terapêutica, sendo o o nitrogênio líquido (NL), a principal substância utilizada. O nitrogênio líquido a -196°C provoca o congelamento das lesões cutâneas e reduz sua temperatura para muito abaixo de zero, levando à destruição do tecido doente. Em geral, a aplicação é feita de duas formas: por meio de um spray que borrifa um jato de nitrogênio líquido diretamente na lesão ou por meio do congelamento de ponteiras encostadas no local a ser tratado.
As principais indicações para este tratamento são:
- Verrugas Virais, Verrugas Filiformes, Verrugas Planas;
- Melanose Solares;
- Tumores Benignos de Pele, como Queratoses Seborreicas, Queratoses Seborreicas Planas, Hemangiomas, Acrocórdons, Leucodermias Gutatas;
- Tumores Pré-Malignos como Queratoses Actínicas;
- Tumores Malignos como Doença de Bowen (placa avermelhada escamosa ou crostosa, não elevada e progressiva), Carcinoma Basocelular;
- Lesões Infecciosas localizadas;
- Lesões de Acne inflamatória;
- Molusco Contagioso;
- Granuloma;
- Condiloma Acuminado;
- Vitiligo, podendo estimular a repigmentação;
- Alopecia Areata, auxiliando na repilação;
- “Criopeeling” é uma aplicação rápida e extensa de spray de nitrogênio líquido em uma área extensa, favorecendo a renovação da camada superficial da pele, melhorando a tonicidade e clareando manchas escuras da pele.
Como é Realizado?
A dor do procedimento em geral é suportável, mas pode ser necessária anestesia local ou aplicação de anestésico tópico 30 minutos antes do procedimento.
Com um aparelho especifico, que libera o jato “gelado”, congela-se a lesão por um tempo especifico e ciclos podem ser repetidos, dependendo da natureza da lesão.
Há ponteiras específicas para determinadas lesões e, em alguns tipos como verrugas finas em crianças, podem ser usados cotonetes previamente umedecidos e congelados.
O pós-operatório costuma ser bem tolerado, embora possa haver sensação de ardor e prurido, por algum tempo.
As áreas tratadas costumam transforma-se em áreas com pequenas crostas que devem cair espontaneamente.
O uso do filtro solar é fortemente indicado, após a sessão de crioterapia para evitar a formação de marcas escuras residuais.