Correção Lobo de Orelha

O que é?

A correção do alargamento do furo do brinco e a correção da ruptuta do lobo da orelha são procedimentos extremamente comuns nas clínicas dermatológicas.

O uso prolongado durante anos e de maneira inadequada de brincos pesados, bem com traumas provocados, involuntariamente ou não, quando o brinco é puxado forte e inadvertidamente, são os dois maiores causadores do alargamento do furo do brinco rompimento do lóbulo da orelha.

O alargamento do orifício dos lóbulos das orelhas por uso de brincos pesados ou por trauma por tração pode provocar a ruptura parcial ou completa do lóbulo da orelha.

A correção é um procedimento cirúrgico relativamente simples, realizado em consultório com anestesia local, sem necessidade de sedação, no qual o médico reaviva e sutura as bordas da orelha, cobrindo os pontos com um pequeno curativo.

É possível ocorrer complicações? Por tratar-se de um procedimento cirúrgico existe chance de problemas, apesar de ser extremamente raro. Investigação e preparo pré-operatório adequados, bem como observância às orientações pós-operatórias são fundamentais para evitá-las.

Dentre as incomuns situações, podemos citar: hematoma, deiscência (abertura de pontos), alterações da cicatrização, sofrimento de pele, infecção, lesões de nervos e problemas anestésicos.

Também podem ocorrer queloides ou cicatrizes hipertróficas, que serão tratados pelo médico.

Inicialmente, o procedimento gera uma cicatriz avermelhada, que com o tempo evolui para a cor normal das orelhas.

A recuperação é rápida e não interfere na rotina do paciente, que deve aguardar pelo menos três meses para furar novamente a orelha e voltar a usar brincos.

Mas, o novo furo não poderá ser realizado na mesma linha da cicatriz.

A realização de aplicações de laser não ablativo, a partir dos 30 dias de pós-operatório, promoverão melhor qualidade da cicatrização, que tenderá a ficar cada vez menos aparente com o passar do tempo.

Após a retirada dos pontos, é liberado o uso de brincos de pressão.

Dicas Dermacentro

Sempre retirar os brincos antes de dormir, tomar banho e praticar atividades físicas para evitar acidentes.

Cuidado ao segurar crianças de colo, pois podem puxar os brincos e, acidentalmente, aumentar o tamanho do furo da orelha.

Evitar usar por muito tempo brincos muito grandes e pesados.

 

Contato

Entre em contato conosco para tirar uma dúvida ou agendar uma consulta.