Cirurgia de Próteses Panturrilhas
O que é?
Esta cirurgia visa aumentar e redesenhar as panturrilhas de pequeno volume (batatas das pernas), mediante próteses especiais. A técnica pode ser usada para coxas e pernas finas ou tortuosas. Através da colocação de próteses, é possível deixá-las mais tonificadas ou volumosas. Os formatos das próteses são variados, de modo a adaptarem-se às formas de cada paciente. Elas são muito resistentes, podendo durar a vida toda. A presença das próteses é praticamente imperceptível e o resultado obtido costuma ser bastante natural.Como é a Anestesia?
Pode ser realizada sob anestesia regional com sedação.
Onde são colocadas as próteses? Como são as cicatrizes?
No caso de prótese de coxa, as incisões são feitas na base da nádega e ficam imperceptíveis. No caso das panturrilhas, as incisões são realizadas na parte posterior do joelho, podendo ficar disfarçadas nas dobras de flexão da região.
Como é a cirurgia?
Costuma ser bastante simples, podendo durar em torno de duas horas. Na maioria dos casos, o tempo de internação não costuma ser superior a vinte e quatro horas.
Como é o pós-operatório?
É esperado um pós-operatório tranquilo. Deve-se fazer repouso durante uma semana, ao final da qual são retirados os pontos. Os pés devem repousar em posição elevada algumas vezes ao dia, durante os primeiros 15 dias. Neste período também se recomenda não se deitar sobre as panturrilhas, não realizar exercícios e não dirigir. É recomendado o uso de meia-calça elástica de média compressão nos primeiros 20 dias e caminhar de salto alto o máximo possível. A exposição ao sol ou calor deve ser totalmente evitada no primeiro mês, e criteriosamente avaliada antes de se completarem três meses. É recomendada a drenagem linfática para acelerar o processo de recuperação.
É possível ocorrer complicações?
Por tratar-se de um procedimento cirúrgico existe chance de problemas, apesar de serem extremamente raros. Investigação e preparo pré-operatório adequados, bem como observância às orientações pós-operatórias são fundamentais para evitá-las. Dentre as incomuns situações, podemos citar: hematoma, deiscência (abertura de pontos), alterações da cicatrização, sofrimento de pele, infecção, lesões de nervos e problemas anestésicos.