Cirurgia de Prótese de Aumento de Queixo
O que é?
O queixo pequeno é um problema que costuma afetar a auto estima, uma vez que o queixo ideal deve ter um posicionamento dentro dos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico com o nariz, olhos, boca e pescoço. Através da inclusão de implante no queixo é possível equilibrar a fisionomia, mantendo as características individuais. Também é conhecida como implante de silicone no queixo, mentoplastia de avanço ou prótese de queixo.
É possível realizar essa cirurgia a partir dos 15 anos, quando a formação óssea e da cartilagem desta região já estão completadas. Esta cirurgia pode ser associada a outros recursos, como lipoaspiração, caso exista a presença de gordura localizada no local ou lipoenxertia (injeção de gordura), para complementar a modelagem da região e melhorar o resultado final.
Como é a Anestesia?
Pode ser geral ou local com sedação.
Onde é colocada a prótese? Como é a cicatriz?
Para colocação da prótese, pode ser feita uma incisão dentro da boca (que não resultará em cicatriz aparente) ou na parte inferior do queixo, para disfarçar a cicatriz sob a borda do osso. Geralmente, a prótese é colocada entre o osso e o músculo do queixo.
Como é a cirurgia?
Costuma ser bastante rápida, podendo durar aproximadamente uma hora. Na maioria dos casos, não é necessária internação. O período de permanência no hospital não costuma ser superior a 6 horas.
Como é o pós-operatório?
É esperado um pós-operatório tranquilo. Deve haver cautela no momento da escovação dos dentes. É importante o uso de escova de cerdas macias e evitar movimentos bruscos. Pode-se voltar às atividades de rotina 2 dias após o procedimento. A retirada dos pontos ocorre, geralmente, em sete dias.
Quando o paciente retorna às suas atividades normais?
Durante este período inicial, não deve praticar qualquer esporte para evitar a possibilidade de traumas no local. Banhos de sol e práticas de ginástica também não são recomendados. Após um mês, pode-se iniciar a prática de atividades esportivas, sempre evitando as modalidades mais violentas, até o término completo do processo de cicatrização, que ocorrerá a partir do sexto mês após o procedimento.