Cirurgia de Face – Ritidoplastia

O que é?

As rugas e a flacidez são uma consequência inevitável da idade. A cirurgia, também conhecia por Ritidectomia, Ritidoplastia ou Lifting Facial tem por objetivo minimizar simultaneamente as rugas e a flacidez da pele da face e do pescoço, devolvendo para o paciente uma aparência mais jovial.Com o progredir da idade, a pele vai perdendo sua elasticidade e turgor, o que se traduz por flacidez facial com perda do contorno e o aparecimento de rugas. A musculatura também perde tônus com o decorrer da idade levando ao aparecimento de “vincos” ao redor dos lábios, queda da “maçã do rosto” e queda do supercílios.

São todas estas alterações juntas que representam o envelhecimento.
O lifting facial tem como objetivo reverter parcialmente este processo, reposicionando a musculatura e retirando os excessos de pele, sem modificar os traços e expressões do paciente.

Associado a outros procedimentos como peelings, preenchimentos, toxina botulínica e aparelhos de tecnologia, devolve ao rosto um aspecto mais jovial e harmônico, mantendo a aparência extremamente natural.

Como é a Anestesia? 

Pode ser geral ou local com sedação.

 

Como é a cirurgia?

É uma cirurgia de médio porte. Na maioria dos casos, o período de internação no hospital não costuma ser superior a 24 horas.

Como é o pós-operatório? 

O curativo compressivo e dreno são retirados em 24 horas.

É esperada a ocorrência de edema (inchaço) e equimose (roxidão), os quais geralmente regridem em até 21 dias.

A recuperação é indolor. A sensibilidade da pele na área operada fica reduzida por um certo período, ocorrendo recuperação total com o passar do tempo.

Deve-se evitar exposição solar por 30 dias no mínimo, sendo importante o uso de bloqueadores solares ininterruptamente por até 6 meses após a cirurgia.

Onde ficam as cicatrizes? 

Geralmente, são pouco visíveis, pois ficam localizadas em sulcos, pregas ou em um angulo bem selecionado dentro do couro cabeludo.
É possível prever os resultados? A flacidez cutânea e as rugas praticamente desaparecem com esta cirurgia.

Os resultados são duradouros? 

O resultado final é alcançado após 6 meses, pois este é o tempo que o corpo leva para completar o processo de cicatrização. Somente após este período o Cirurgião Plástico considerará os resultados finais.

A duração do resultado obtido é permanente; o que não significa dizer que o indivíduo não vai continuar a envelhecer. Com o passar do tempo, o processo de degeneração do colágeno persistirá, podendo acarretar mais flacidez à pele, inclusive àquela já operada. Portanto, são indispensáveis os cuidados diários de manutenção da pele bem como os tratamentos de suporte para manter a qualidade da pele. A indicação, bem como o melhor momento para a realização deste procedimento devem ser discutidos com o seu Cirurgião Plástico.

É possível ocorrer complicações? 

Por tratar-se de um procedimento cirúrgico existe chance de problemas, apesar de serem extremamente raros.

Investigação e preparo pré-operatório adequados, bem como observância às orientações pós-operatórias são fundamentais para evitá-las.

Contato

Entre em contato conosco para tirar uma dúvida ou agendar uma consulta.