Cirurgia
Plástica
A Cirurgia Plástica é uma especialidade médica cirúrgica que envolve a restauração, reconstrução ou alteração do corpo humano. Ela pode ser dividida em duas categorias principais: cirurgia reconstrutiva e cirurgia estética. Enquanto a cirurgia reconstrutiva visa reconstruir uma parte do corpo ou melhorar seu funcionamento, a cirurgia estética é um tipo de cirurgia eletiva que é realizada com o único objetivo de melhorar a aparência de uma pessoa e a forma como esta pessoa sente-se em relação a si mesma.
É uma especialidade dinâmica e em constante evolução que incorpora várias áreas de atuação.
O número de cirurgias plásticas realizadas no mundo está aumentando. Um estudo de 2021 constatou que os pedidos de procedimentos estéticos aumentaram significativamente desde o início da pandemia COVID-19, possivelmente devido ao aumento das videoconferências e da recente prática de auto-observação.
O Brasil é referência em cirurgia plástica. Além de ter profissionais de renome internacional, atualmente, o país que lidera o ranking em número de cirurgias plásticas estéticas no mundo. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, são feitos anualmente mais de 1,5 milhão de procedimentos do tipo. Isso é equivalente a 14% do total mundial e mais do que o volume registrado nos Estados Unidos, país que passou a ocupar o segundo lugar com 1,45 milhão de cirurgias.
Cirurgia Plástica
Mas, como toda especialidade médica, se especializar em Cirurgia Plástica requer muito estudo e dedicação. Afinal, são pelo menos mais 5 anos de Residência Médica, após os 6 anos usados para a conclusão da Faculdade de Medicina.
Mas, ainda hoje, vale a pena se submeter a uma cirurgia com finalidade estética?
Sem dúvida nenhuma!!
As cirurgias plásticas, quando realizadas com segurança e em ambiente hospitalar com boa infraestrutura, podem melhorar e muito a aparência dos pacientes, colaborando para que tenham uma melhor autoestima e mais qualidade de vida.
Quem pensa em fazer uma cirurgia estética deve saber que precisará de um planejamento pessoal para o procedimento. Se o objetivo é ter um corpo mais esbelto e definido, por exemplo, é importante procurar ajuda médica para emagrecer com saúde antes de encarar a cirurgia. A cirurgia plástica não tem a função de “emagrecer” os pacientes, mas de melhorar sua aparência após a perda de peso.
Outro ponto importante a considerar é que a maior parte dos procedimentos deixa cicatrizes. Estas, entretanto podem ser bastante aceitáveis e discretas.
Ainda é preciso considerar que após a cirurgia, o paciente deverá seguir as recomendações médicas para uma boa recuperação. Quando estas não são seguidas, podem colocar em risco o resultado do procedimento.
Nada supera a felicidade de viver em harmonia com o espelho!
Vale a pena investir em você!!