Laser para Remoção de Tatuagens

O que é?

Atualmente, já é possível apagar tatuagens sem deixar evidentes as cicatrizes do passado, utilizando-se o tratamento a Laser.

Seu método de ação é a fototermólise seletiva, pois a luz emitida pelo aparelho é atraída seletivamente pelas cores presentes na tatuagem na tatuagem, preservando a pele saudável.  

Como Age:

O laser é aplicado sobre a pele de toda a área com tatuagem. Geralmente utiliza-se o Laser Q-Switched que utiliza o raio Nd Yag 1064 nm e o Nd Yag 532 nm.

Os pigmentos escuros explodem com o calor e assim podem ser eliminados pelo organismo. Às vezes, é preciso combinar o uso de outros equipamentos para conseguir apagar todas as cores do desenho, pois cada laser atinge uma gama de cores específica.

Os pigmentos amarelos   costumam resistir ao tratamento.

Os pigmentos vermelhos e marrons, geralmente utilizados nos processos de micropigmentação de lábios e sobrancelhas, geralmente são confeccionados com a utilização do o óxido de ferro. Estes costumam ser removidos pelos tratamentos a laser.

À medida que os tratamentos com micropigmentação tornam-se mais comum, multiplicam-se os casos de remoção deste tipo de tatuagem nos pacientes que ficaram insatisfeitos.

O calor explode os pigmentos, que são eliminados paulatinamente pelas células de defesa do nosso corpo.

Número de Sessões :

O número de sessões necessárias para remover completamente uma tatuagem depende de vários fatores, como idade, cor e tamanho da tatuagem. Podem ser necessárias até doze sessões para realizar o tratamento completo.

Anestesia – As sessões não são totalmente indolores, É usada anestesia tópica em creme ou infiltrativa local, dependendo da sensibilidade de cada paciente.

Pós procedimento: 

A tatuagem dá lugar a uma lesão ulcerada coberta por crostas.

Pode haver dor local, sendo necessário o uso de medicações antiinflamatórios.

Pode ser necessária a utilização de curativos especiais imediatamente após a aplicação.

As crostas formadas geralmente caem espontaneamente em aproximadamente uma semana.

A pele recém cicatrizada costuma ficar avermelhada e sensível, mas clareia num período de até três meses.

 Enquanto ela estiver sensível, deve ser muito bem protegida com bloqueador solar, até que a cor se normalize.

Resultados

Às vezes, mesmo repetindo as sessões, a tatuagem não consegue ser totalmente eliminada e transforma-se em um desenho esfumaçado, pois pigmentos mais profundos podem persistir deixando uma sombra no lugar que antes foi a tatuagem.

Em outros casos, após a remoção completa, a pele tratada fica mais clara do que a pele ao redor, como uma mancha esbranquiçada, que pode ser transitória ou não, transformando-se na imagem invertida do desenho original, não podendo ser vista através de transparências, mas sendo visível à claridade. 

Hiperpigmentação também pode acontecer, deixando a pele mais escura que a pele não tratada. 

Em alguns casos, pode-se utilizar associadamente um laser ablativo (que destrói as camadas superficiais da pele), antes do tratamento final, para expor melhor os pigmentos ao laser que vai destruí-los. 

Assim, o resultado nem sempre é plenamente satisfatório.

Recomendações

  • Uso diário de filtro solar de amplo espectro para evitar hiperpigmentação.
  • Evitar sol por três meses, após cada sessão.
  • Evitar atrito sobre a área recém tratada nas primeiras 72 horas, após a sessão (massagem, depilação, roupas apertadas, aplicação de cosméticos ou maquiagem ).
  • Utilização de compressas geladas na região, caso seja haja a formação de edema.
  • Utilização de cremes corticóides associados a antibióticos por 5 a 7 dias, caso seja necessário.  

Contato

Entre em contato conosco para tirar uma dúvida ou agendar uma consulta.