Retirada de Lipomas
O que é?
Os lipomas são tumores benignos, constituídos por células de gordura, que formam uma protuberância arredondada por debaixo da pele. Sua consistência pode ser dura, elástica ou macia, e o tamanho pode variar de meio centímetro a 10 centímetros de diâmetro, embora o mais comum sejam lesões com um a três centímetros. Podem ser únicos, mas em geral, são múltiplos. As lesões crescem lentamente com o passar do tempo e raramente provocam dor. Com o passar do tempo, podem vir a causar incômodo estético ou físico. No entanto, é considerado benigno e não possui nenhuma relação com o câncer, embora seu principal diagnóstico diferencial seja com o lipossarcoma.
São frequentes em regiões ricas em gorduras, como barriga, nádegas e mama, mas surgem também no ombro, pescoço, tronco, braços e outras regiões. Em geral manifestam-se no tecido subcutâneo. Lipomas presentes em tecidos mais profundos, são raros.
A incidência estimada dos lipomas na população brasileira é de 10%. Os lipomas podem aparecer tanto em homens quanto em mulheres, no entanto, a população feminina é a mais acometida, principalmente aquelas entre os 40 e 60 anos.
O lipoma não possui uma causa específica, entretanto, existem vários fatores que podem aumentar as chances de o paciente desenvolver o tumor. O principal fator de risco é a hereditariedade.
É importante ressaltar que o desenvolvimento do lipoma não está diretamente relacionado com a obesidade. Mesmo ocorrendo em células adiposas (células de gordura), o tumor também pode ser diagnosticado em pacientes magros, sobretudo quando esses indivíduos emagrecem após um ganho significativo de peso.
Os lipomas podem desaparecer espontaneamente, mas alguns casos demandam tratamento cirúrgico, especialmente quando a lesão é persistente, dolorosa ou se manifesta em uma região exposta do corpo.
A cirurgia para retirada dos lipomas é um procedimento simples e realizado no consultório, com o paciente sob anestesia local. O procedimento consiste em fazer uma incisão na pele, dissecar o tumor e realizar a sutura.
Após o tratamento cirúrgico, o paciente deverá seguir à risca as recomendações médicas para que o período pós-cirúrgico seja o mais tranquilo possível. Dentre os cuidados nesta fase, destacam-se: Evitar esforços físicos — como levantar peso ou praticar atividades físicas — durante duas semanas.
E evitar expor-se ao sol.