MMP para Tratamento Capilar – Microinfusão de Medicamentos na Pele
O que é?
MMP é a Microinfusão de Medicamentos na Pele. É realizada através da aplicação de medicamentos por via transcutânea, através de um aparelho específico para tratamento de diversas patologias.
O aparelho utilizado é regulamentado pela ANVISA e as ponteiras com agulhas são de uso único, descartáveis.
As micropunturas abrem uma via transcutanea para a introdução de substancias terapêuticas. A região tratada sofrerá um processo de cicatrização na qual haverá liberação de fatores de crescimento, melhorando o metabolismo local, fortalecendo os bulbos capilares e estimulando a formação de novos fios, sendo extremamente efetivo no tratamento capilar. Sua finalidade específica é fortalecer o crescimento capilar ou reduzir a queda de cabelo.
Indicações
Queda de Cabelo;
Calvície Genética;
Alopecia Areata;
Rugas finas;
Alterações de textura da pele;
Flacidez da pele das pálpebras;
Rugas e flacidez da pele ao redor dos lábios;
Melasma;
Leucodermia Gutata (Sardas brancas);
Poros abertos;
Queloides;
Rugas e flacidez da pele do colo;
Cicatrizes de Acne;
Estrias atróficas.
Como é o Procedimento?
O procedimento é simples, rápido (cerca de 30 minutos), realizado no consultório, sob anestesia tópica (cremes anestésicos), geralmente associado a aplicação suave de Nitrogênio Líquido no couro cabeludo que além de promover aumento da vascularização com melhora do metabolismo geral, também tem função “’anestésica tópica”, devido ao resfriamento que provoca.
Medicamentos antiinflamatórios e contra a dor podem ser utilizados imediatamente antes da sessão, com a orientação do médico, desde que seja a vontade do paciente.
O profissional perfura delicadamente a pele, injetando, a seguir, os medicamentos escolhidos para cada tipo de tratamento. A eleição e a dosagem dos produtos usados deve ser feita pelo médico.
Há sensação de aquecimento do couro cabeludo, durante o tratamento.
São necessárias cerca de 6 a 8 sessões quinzenais, dependendo do caso.
A determinação do número de sessões varia de acordo com a expectativa do paciente e da resposta obtida.
Apesar de parecer extremamente simples e de baixo risco, o microagulhamento é um procedimento cirúrgico que deve ser feito exclusivamente em clínicas médicas, por profissionais habilitados, seguindo rigorosos critérios de assepsia e esterilização.
Como é Pós-Procedimento?
Não são necessários cuidados especiais nem o afastamento das atividades de rotina nos primeiros dias depois da aplicação.
Imediatamente após o procedimento, pode ocorrer leve inchaço, vermelhidão nas áreas das picadas.
Estes normalmente involuem e desaparecem espontaneamente em alguns dias.
O uso de analgésicos geralmente é desnecessário.
Procedimentos de apoio com o laser para redução das manchas arroxeadas e fototerapia por LED podem ser usados associados nos primeiros dias após o procedimento, uma vez que aceleram a involução do processo inflamatório, facilitando a eliminação dos arroxeados.
Procedimento de apoio com o laser ou a fototerapia por LED podem ser usados associados por acelerarem e potencializarem os resultados.
Deve-se evitar lavar os cabelos imediatamente após a sessão. Deve-se esperar 12 horas, no mínimo, para lavar os cabelos, o paciente não deve realizar tinturas ou processos químicos nos cabelos, na primeira semana, após o tratamento.
Exercícios podem ser retomados imediatamente após a sessão.
Há algum efeito colateral?
Os efeitos colaterais são mínimos e geralmente relacionados aos pequenos traumas nos locais das perfurações.
Os possíveis efeitos são leves e temporários e não limitam significativamente as atividades do paciente.
Contraindicações
- Gestantes;
- Lactentes;
- Imunossurpimidos;
- Pacientes portadores de doenças auto-imunes em atividade;
- Pacientes com infecção de pele;