Cirurgia das Mamas
Mamoplastia
É indicada para mamas muito volumosas, que promovem à paciente desconforto visual e funcional, uma vez que frequentemente acarretam problemas para a coluna. Com a cirurgia, as mamas passam a ter o volume reduzido e o formato mais gracioso, em harmonia com o diâmetro do tórax da paciente. Além da redução do volume, ocorre o seu reposicionamento, elevando-as.
A cirurgia também pode ser indicada para suspender mamas caídas ou corrigir mamas assimétricas. Fatores como: amamentação, idade, dificuldades ortopédicas e oscilação no peso corporal, fazem com que a pele e o tecido mamário sofram queda, o que leva à deformação da mama.
Na cirurgia, a pele em excesso é retirada, podendo até mesmo eliminar algumas estrias que eventualmente estejam posicionadas na sua porção inferior. A mama, aréolas, glândulas e gordura são recolocadas internamente, deixando os seios eretos. A cicatriz costuma ser bem discreta.
Como é a Anestesia?
A cirurgia é feita em ambiente hospitalar, sob anestesia regional com sedação.
Como é a cirurgia?
Costuma ser razoavelmente simples, podendo durar em torno de duas horas. Na maioria dos casos, o tempo de internação não costuma ser superior a vinte e quatro horas.
Como são as cicatrizes?
O cirurgião plástico fará as cicatrizes da forma bem discreta, no sulco infra mamário, em formato de “T” invertido, em “L” ou em “I”. O resultado final dependerá das condições da pele da paciente e do cuidado no pós operatório. A cirurgia plástica das mamas evoluiu muito. As cicatrizes tendem a ser discretas. As cicatrizes devem ser bem cuidadas e passarão por várias fases, até seu amadurecimento completo. As mamas operadas também passarão por vários estágios pós cirúrgicos. Somente entre o oitavo e décimo oitavo mês é que o resultado final será atingido.
Como é o pós-operatório?
É esperado um pós-operatório tranquilo, geralmente indolor, sendo necessária atenção redobrada neste período para que os excessos sejam evitados.
Recomenda-se que o paciente não faça esforços físicos exagerados com os braços, embora se possa elevar levemente os antebraços e as mãos nos primeiros dois ou três dias;
Os pontos são retirados, normalmente, após 12 a 15 dias;
É expressamente proibido dirigir nas primeiras duas semanas. Nos primeiros três meses não se deve elevar os cotovelos acima do nível dos ombros, nem deitar sobre as mamas. Neste período, é proibido ficar sem soutien nem que seja para andar, sentar, ficar em pé ou deitar-se .
Ginásticas ou atividades físicas cuja movimentação com os braços seja repetitiva e intensa (ex: aeróbica, tenis, vôlei) também estão proibidas;
A cicatrização deve ser cercada de cuidados. As fitas cirúrgicas (micropore) devem ser mantidas sobre as cicatrizes, nos primeiros três meses, podendo ser trocadas uma a duas vezes por semana. Após o banho, devem ser bem secas com secador de cabelos ou toalha bem limpa; É proibido passar álcool, éter, ou qualquer antisséptico sobre elas;
A exposição ao sol ou calor exagerado (sauna, piscina, etc.) deve ser totalmente evitada nos primeiros dois meses, e criteriosamente avaliada antes de se completarem três meses.
É recomendada a drenagem linfática pós-operatória para acelerar o processo.
Próteses Mamárias
Técnica que utiliza próteses ou implantes para aumentar o volume das mamas ou para melhorar seu formato.As próteses mamárias tem sido muito desejadas em nosso país.
Pode haver rejeição?
Pode, em casos raríssimos.
A prótese de silicone pode provocar câncer?
Não. Muito se tem pesquisado a respeito e os resultados são totalmente tranquilizadores. Estudos realizados nos Estados Unidos e Canadá avaliaram 11.676 mulheres que possuíam próteses há mais de vinte anos e concluíram que não há qualquer relação entre câncer de mama e a prótese de silicone. Entretanto, os exames de prevenção são imprescindíveis para todas as mulheres, não excluindo as mulheres portadoras de próteses mamárias.
Onde é colocada a prótese de silicone?
Ela pode ficar situada acima do músculo peitoral ou abaixo dele. Os resultados estéticos finais são diferentes em cada uma das técnicas. A melhor indicação para cada caso pode ser discutida apropriadamente com o seu Cirurgião Plástico.
Qual tamanho a prótese deve ter?
O tamanho da prótese deve ser determinada para que se estabeleça um equilíbrio perfeito das proporções dos seios com as demais partes do corpo. O tamanho é muito variado: há desde as pequenas próteses de 80ml até as grandes, que chegam a ter mais de 500ml. Somente o seu Cirurgião Plástico poderá aconselhá-la a realizar a decisão mais sensata e de acordo com suas expectativas.
As cicatrizes são perceptíveis?
Existem várias técnicas para a colocação das próteses. As cicatrizes resultantes podem ficar localizadas nos sulcos inframamários e devem medir entre 3 e 5cm de comprimento. Geralmente seu aspecto estético fica excelente, após o período de cicatrização estar completo. Outra técnica, produz cicatrizes ao redor dos mamilos. Ainda existe a técnica que utiliza-se de pequenos cortes nas axilas. Obviamente, os resultados finais serão diferentes a cada método. As vantagens ou desvantagens de cada um, bem como a melhor opção para cada paciente, poderá ser discutido com o seu Cirurgião Plástico que a conduzirá pelo melhor caminho para que seus objetivos sejam alcançados.
Pode haver problema caso ocorra uma gravidez após a colocação da prótese de mama?
Não há qualquer problema. Nem mesmo a amamentação será prejudicada, uma vez que a prótese é implantada abaixo da glândula mamária. Assim, o aleitamento poderá ser perfeitamente normal.