Tratamento de Olheiras

O que é?

São os círculos escuros ao redor dos olhos. Inconvenientes, acometem pessoas de todas as idades e dão ao rosto aspecto cansado, envelhecido, triste, sombrio, podendo até ser associadas ao uso de bebidas e drogas, quando muito extremas.

São socialmente estigmatizantes e existem múltiplas técnicas para escondê-las, variando da maquiagem até a micropigmentação.

Conviver com as olheiras costuma ter grande impacto negativo para a autoestima.

São causadas por múltiplos fatores e podem ser classificadas em:

  • Olheiras Vasculares: Onde há o predomínio da alteração de cor. Geralmente causada pela combinação da pele fina, permitindo a visualização dos vasos subjacentes.
  • Olheiras de Pigmentação Mista: Também há o predomínio da alteração de cor, mas, sua pigmentação é um misto de pigmentos vasculares e de melanina. Com o passar do tempo, as olheiras vasculares tendem a evoluir para este tipo de olheiras, pois o pigmento vascular, pela contínua exposição à claridade, tende a “tatuar” a pele sobrejacente, tornando mista a pigmentação da pele.
  • Olheiras Profundas: Geralmente relacionadas ao formato da estrutura facial. Tendem a piorar com o envelhecimento.
  • Olheiras com Bolsas de Gordura: são formadasa pela flacidez da musculatura ao redor dos olhos, permitindo a herniação da gordura subjacente.
  • Olheiras Mistas: são formadas pela associação de dois ou mais fatotes.

A identificação da causa das olheiras é imprescindível para o sucesso do tratamento.

Como é Feito o Tratamento das Olheiras?

  • Olheiras Vasculares:  são tratadas através da aplicação de lasers que destroem os vasos, como o Laser Q-Switched.
  • Olheiras de Pigmentação Mista: são tratadas através da aplicação de lasers que destroem os vasos e pigmentos de melanina, como o Laser Q-Switched e a Luz Intensa Pulsada. Também podem ser usados peelings específicos para o seu clareamento. Peelings médios e profundos também são úteis, pois, promovem o clareamento e a tonificação da pele.
  • Olheiras Profundas: Tratadas com preenchimento de Ácido Hialuronico de partículas finas com o objetivo de devolver a hidratação e o contorno, sem alterar o formato do rosto.
  • Olheiras com Bolsas de Gordura: Podem ser tratadas através do Ultrassom Microfocado e da Radiofrequencia, pois tratam a flacidez da pele e diminuem a gordura subjacente.
  • Olheiras Mistas: Neste tipo de olheiras, associamos diversos tratamentos, sempre focando preferencialmente na neutralização das causas das que levaram a formação das olheiras.

 Olheiras que misturam alteração de cor e profundidade, se também apresentarem alteração de textura, além de serem tratadas com o Laser Q-Switched, com a Luz Intensa Pulsada e os peelings, também podem ser beneficiados pela utilização do Laser 4 D, do Laser Ablativo Fracionado, do Laser SubAblativo Fracionado, do Microagulhamento , da Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) e da Hidratação Profunda.  Os métodos ablativos são especialmente úteis para pacientes que não tem o hábito de se expor ao sol.

A escolha do método de tratamento, do número de seringas necessárias para o preenchimento e da periodicidade das sessões deverá ser determinada pelo médico especialista em comum acordo com o paciente, levando em conta suas necessidades, expectativas, preferencias e estilo de vida

 Como é o Procedimento?

Pode ser realizado através do Preenchimento com Ácido Hialurônico de diferentes densidades e tamanhos de partículas,podendo até ser usada a Hidratação Injetável ou os Skinboosters, dependendo do caso.

O procedimento é simples, rápido (cerca de 30 minutos), realizado no consultório, sob anestesia tópica (cremes anestésicos) ou anestesia de bloqueio local (semelhante à usada pelos dentistas), geralmente associado a compressas de gelo para diminuir a dor e a incidência de equimoses ou manchas arroxeadas.

Medicamentos antiinflamatórios e contra a dor podem ser utilizados imediatamente antes da sessão, com a orientação do médico, desde que seja a vontade do paciente.

O procedimento de preenchimento é realizado em sessão única, podendo ser necessários pequenos retoques.

O laser Q-Switched, a Luz Intensa Pulsada, o Laser 4D, o Laser Fracionado Ablativo e o Laser Fracionado Subablativo também são de aplicação rápida e não causam dor significativa. Para os lasers ablativos pode ser usada anestesia tópica (cremes anestésicos), associados ou não a medicamentos antiinflamatórios e contra a dor, desde que seja a vontade do paciente.

Alterações de textura da pele quando associadas a manchas podem ser tratadas com diversos tipos de peelings químicos, visando o clareamento da pele e melhora da sua estrutura. Este estilo de tratamento é mais indicado para pacientes que não tem o hábito de se expor ao sol.

Como é o Pós-Procedimento?

O Laser Q-Switched,com  a Luz Intensa Pulsada, a Hidratação Injetável (Skinboosters), e a aplicação com Ácido Hialurônico  não exige cuidados especiais nem o afastamento das atividades de rotina nos primeiros dias depois da aplicação.

Imediatamente após o procedimento, pode ocorrer leve inchaço, vermelhidão ou arroxeamento nas áreas das picadas.

Estes normalmente involuem e desaparecem espontaneamente em alguns dias.

Podem ser aplicadas compressas geladas por cerca de dez minutos a cada 3 horas nos dois primeiros dias, após a sessão.

O uso de analgésicos geralmente é desnecessário.

Já os peelings e o Laser 4D, o Laser Fracionado Ablativo e o Laser Fracionado Subablativo vão provocar renovação da pele, podendo restringir brevemente os encontros sociais.

O sol é expressamente proibido, até 2 meses, após a última aplicação.

Maquiagem corretiva pode ser aplicada 24 horas, após o tratamento.

Exercícios somente podem ser retomados um dia, após a sessão.

Quanto tempo dura o efeito do Tratamento das Olheiras?

A variação quanto a sua durabilidade depende do tipo de tratamento realizado, do volume do produto empregado a e da resposta individual de cada paciente.

A aplicação de Ácido Hialurônico costuma durar entre 12 e 18 meses.

A durabilidade dos lasers e dos peelings dependem diretamente do estilo de vida e dos hábitos do paciente. Quanto maior for a exposição ao sol e menores os cuidados com o filtro solar, mais rápido as olheiras retornarão.

Recomenda-se fazer a manutenção do tratamento com uma sessão semestral.

Há algum efeito colateral?

Os efeitos colaterais são mínimos e geralmente relacionados aos pequenos traumas nos locais das perfurações.

Os possíveis efeitos são leves e temporários e não limitam significativamente as atividades do paciente.

Contraindicações:

  • Gestantes;
  • Lactentes;
  • Imunossuprimidos;
  • Pacientes portadores de doenças auto-imunes em atividade;
  • Pacientes portadores de doenças com distúrbio da coagulação;
  • Pacientes com infecções de pele.

Contato

Entre em contato conosco para tirar uma dúvida ou agendar uma consulta.