Toxina Botulínica

O que é?

A aplicação de toxina botulínica é o procedimento estético mais realizado no mundo.

Usada para atenuar as linhas de expressão, chamadas rugas dinâmicas que se formam devido ao contínuo movimento da expressão facial, como aquelas formadas ao redor dos olhos quando sorrimos e na região da testa.

As linhas de expressão dão ao rosto um aspecto entristecido e carrancudo, além de envelhecerem a face. Sendo assim, concluímos que o melhor a fazer é prevenir sua formação.

É um tratamente seguro, eficaz e com incrível índice de sucesso e satisfação.

O que é a Toxina Botulínica?

É uma proteína produzida por uma bactéria, o Clostridium Botulinum, que é isolada e purificada, sendo utilizada com muita segurança na prática médica, há aproximadamente 30 anos.

Mesmo sendo a mesma substância causadora do botulismo, após anos de estudo e pesquisa exaustiva concluiu-se que se utilizada em pequenas quantidades inibiria a liberação de um neurotransmissor responsável pela contração muscular, prevenindo a formação das rugas de expressão.

Para que é usada a toxina botulínica?

É usada para eliminar ou amenizar temporariamente rugas de expressão, as rugas dinâmicas que geralmente se formam na testa e ao redor dos olhos, evitando que estas marquem a pele, evitando a formação dos sinais de envelhecimento, e proporcionando ao rosto um aspecto mais relaxado e descansado.

Incrivelmente eficaz para elevar as sobrancelhas e dar um aspecto mais suave ao olhar.

Também utilizada para prevenir a flacidez da região mandibular (o aspecto de “buldogue”), através da aplicação em pontos específicos, realizando o que chamamos de

Lift de Nefertite.

Utilizada na região do pescoço atenua as bandas do músculo chamado Platisma, devolvendo a aparência lisa do pescoço e diminuindo a “papada” quando esta é formada por excesso de flacidez da musculatura da região submandibular.

Útil para elevar os cantos da boca e aliviar as linhas ao redor da boca, conhecidas popularmente como “código de barras”.

Excelente método para prevenir as ruguinhas nasais e para elevar a ponta do nariz.

Também utilizado para diminuir a intensidade de contração da musculatura usada para a mastigação, especialmente útil nos casos de bruxismo.

A correção de assimetrias faciais de casos de hipercinesia do rosto, também chamadas de “tiques nervosos”.

Trata casos de sudorese excessiva (hiperidrose).

Suas indicações são inúmeras nas outras áreas da medicina.

Com que idade posso iniciar a aplicação da Toxina Botulínica?

Qualquer adulto pode utilizar a Toxina Botulínica,desde que haja indicação precisa para isto.

Sua utilização em pacientes muito jovens é conhecido como Beautification que significa o embelezamento durante a idade adulta, tratando precocemente as áreas potencialmente críticas, promovendo um envelhecer mais agradável e suave.

Atualmente, entende-se que quanto antes iniciarmos a prevenção aos sinais de envelhecimento, melhor este será. 

Como é feita a aplicação?

Em consultório médico. Na maioria dos casos, utilizam-se previamente cremes anestésicos associados à aplicação de gelo local para tornar mais confortável o procedimento.

 É extremamente bem tolerado e demora poucos minutos, sem necessidade de afastamento ou período de recuperação prolongado. A toxina botulínica inicia seu efeito de  3 a 7 dias, após o tratamento.

O sucesso do tratamento é diretamente proporcional à experiência clínica do médico injetor que escolherá as áreas a serem tratadas e a quantidade ideal de produto a ser utilizado.

Quanto tempo dura o efeito da Toxina Botulínica?

 Os resultados geralmente duram de 3 a 6 meses.  Antes do término gradual do seu efeito, ocorre a retomada gradual da ação muscular.

A reaplicação pode ser feita após o término do efeito e seu intervalo será determinado de acordo com a vontade do próprio paciente, não sendo aconselhável a repetição da aplicação antes de decorridos 3 meses da última aplicação.

Estudos comprovam que pacientes que praticam rotineiramente atividade física extremamente intensa, utilizam determinados tipos de medicação ou que vivem situações extremas de stress emocional tendem a ter a durabilidade do produto diminuída.

Há algum efeito colateral?

Os efeitos colaterais são mínimos e geralmente relacionados ao local da injeção.

 Dores ou formação de leves arroxeados podem ocorrer no local da injeção.

Maquiagem corretiva pode ser usada após o tratamento.

Pode haver dor de cabeça temporária, especialmente após o primeiro tratamento.

Os possíveis efeitos são leves e temporários e não limitam significativamente as atividades do paciente.

Há raros relatos de fraqueza temporária dos músculos vizinhos à área da aplicação e de abaixamento da sobrancelha ou da pálpebra. No improvável caso deste tipo de ocorrência, métodos auxiliares, como a eletroestimulação, podem ser utilizados para abreviar os efeitos indesejados.

 Por tratar-se da proteína isolada, praticamente não são descritos casos de alergia.

Cuidados Pós-Procedimento:

Após a aplicação, o paciente pode movimentar muito os músculos tratados para potencializar a ação da toxina.

É ultrapassado o conceito de que se deve evitar abaixar a cabeça e não deitar durante as quatro primeiras horas.

Exercícios podem ser retomados no mesmo dia.

Contraindicações:

  • Gestantes;
  • Lactentes;
  • Imunossuprimidos;
  • Pacientes com infecção de pele e portadores de distrofias musculares.

Contato

Entre em contato conosco para tirar uma dúvida ou agendar uma consulta.