Tratamento por Ondas de Choque
O que é?
É um aparelho que emite ondas acústicas que são transmitidas através de uma série de micro choques que estimulam as células e os tecidos do corpo.
Estas ondas de choque ativam a microcirculação sanguínea, aumentando a oxigenação dos tecidos e a taxa metabólica da área tratada.
Reformulam o colágeno mais espesso e incitam a proliferação dos fibroblastos, contribuindo com a formação de um novo colágeno.
Trata a celulite e a flacidez, atuando também sobre a aparência das cicatrizes e das estrias, reduzindo-as.
A elasticidade original e a textura da pele são renovadas.
Os efeitos são duradouros, deixando o aspecto da pele firme e natural por até três meses.
Como é o tratamento?
Trata-se de um aparelho que produz ondas acústicas e elétricas de alta intensidade de energia. A energia penetra nos tecidos através de uma “pistola” de transmissão de ondas mecânicas geradas pneumaticamente.
Estas ondas mecânicas geram ondas de energia resultantes da transformação da energia cinética conduzida pelo ar comprimido. Formam-se assim os Impulsos acústicos que induzem vibração nos tecidos conectivos provocando um alongamento alternado e um relaxamento da pele que o paciente sente uma vibração forte, completamente indolor.
As ondas de energia acústicas dirigem-se para um único ponto de ação, sendo efetivas para o tratamento dos tecidos mais profundos.
As ondas de choque são aplicações de impulsos mecânicos de pressão de até 500 bar, de curta duração (5 microssegundos), alta densidade de energia (0,07 a 1,2 mJ/ m2) e baixa frequencia (16Hz a 200 MHZ).
Quando tais ondas interagem com a pele, promovem importantes alterações de pressão sobre o tecido conjuntivo. O tecido sofre uma pressão positiva intensa e imediatamente uma pressão negativa fazendo que se inicie uma série de processos fisiológicos, citados a seguir:
- As ondas de choque reverberam através dos tecidos estimulando a microcirculação por meio de uma vasodilatação decorrente da liberação de óxido nítrico, melhorando a taxa metabólica do tecido.
- Estas ondas também incitam o sistema linfático, melhorando a drenagem tecidual, promovendo a redução do edema.
- A aplicação de ondas de choque resulta no aumento da permeabilidade da membrana celular. A troca de substâncias entre as células é melhorada, pois, o estímulo mecânico promovido pelas ondas é convertido em atividade química, fenômeno este conhecido como mecanotransdução, o que facilita a eliminação de toxinas do interior das células, revitalizando os tecidos tratados.
- As ondas de choque apresentam efeitos antinflamatórios e estimulam fatores de crescimento e “Stem cells” (neoformação colágena, óssea e de vasos), sendo neste caso responsável por muitas respostas positivas em um tecido isquêmico (celulite) e em flacidez tecidual.
- Os pulsos acústicos levam a ativação dos fibroblastos, através de sua ação mecânica, que os estimulam a produzir novo colágeno e elastina, além de melhorar a remodelagem do colágeno já existente. Há a melhora inclusive do aspecto de estrias e pequenas cicatrizes, pelo aumento da elasticidade da pele que fica com o aspecto mais liso e uniforme.
- O aumento da circulação sanguínea muscular contribui para a formação de trifosfato de adenosina, que é uma forma de energia produzida (ATP) a partir do metabolismo celular ativado. Isto leva à formação de novas fibras musculares e de fortalecimento muscular. Tal situação pode levar até mesmo à melhora da tensão muscular subjacente.
- As ondas emitidas pelo aparelho se propagam pela pele e interagem com o tecido subcutâneo. Estas ondas são destinadas a quebrar os septos fibrosos presentes nos tecidos infiltrados pela celulite, que são responsáveis pela aparência de casca de laranja. Como produz ainda estimulação de colágeno, melhorando a elasticidade, firmeza e textura da pele, a cada sessão ocorre a melhora do nivelamento e rejuvenescimento dos tecidos tratados, com correção das áreas de fibrose.
- As ondas acústicas que se propagam pela pele, interagem com o tecido subcutâneo, estimulando a circulação sanguínea e propagando sua vibração até a camada de gordura, facilitando a eliminação da gordura do interior dos adipócitos, favorecendo sua diminuição progressiva.
Como é o Procedimento?
É um tratamento indolor e não invasivo, onde um equipamento que emite ondas acústicas, as quais estimulam as células e os tecidos do corpo com uma série de microchoques.
As sessões costumam ser rápidas, com duração média de7 a 10 minutos por região, dependendo da condição e da área a ser tratada.
O procedimento é baseado na emissão de ondas mecânicas direcionadas ao tecido tratado. Há uma intensa sensação de vibração do tecido durante o C
Trata-se de um procedimento indolor, não invasivo e sem necessidade de tempo de recuperação.
Além disso, não possui riscos de efeitos colaterais.
No entanto, para que o resultado seja, de fato, eficiente e duradouro, o paciente deve manter hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e exercícios físicos regulares.
Indicações:
- Celulite flácida (Tratamento padrão ouro para a celulite)
- Celulite fibrosa (Tratamento padrão ouro para a celulite)
- Celulite edematosa, flácida (Tratamento padrão ouro para a celulite)
- Celulite em graus de 0 a 3
- Flacidez,
- Estrias,
- Fibroses
- Redução de Medidas.
- Cicatrizes,
- Pele Envelhecida
- Irregularidades pós-lipo.
- Cicatrização de lesões nos tecidos
- Pós Criolipólise
- Tratamentos fisioterápicos.
Possíveis áreas de Tratamento:
- Braços;
- Dorso;
- Abdome;
- Flancos;
- Braços;
- Glúteos;
- Face anterior da coxa;
- Face posterior da coxa.
Quem é o candidato ideal?
Os tratamentos por Ondas de Choque são seguros para pacientes de todas as idades e tipos de pele que desejam um efeito adicional a outro procedimento não invasivo de modelagem corporal.
Por não ser invasivo, o tratamento c.om Ondas de Choque pode ser feito em qualquer época do ano e não exige dietas, repouso ou cuidados específicos.
Esta é uma opção ideal para tratar a celulite.
Quantas Sessões São Necessárias?
Podem ser feitas 6 a 10 sessões por área, de acordo com orientação profissional. Preferencialmente uma ou duas por semana, com intervalo de 48h horas entre elas.
Em quanto tempo é possível ver os feitos do tratamento?
Isso depende muito da área tratada, sua condição e outros fatores.
Geralmente, o resultado é gradativo, a partir da 1ª sessão.
Cuidados pós-procedimento:
Não há tempo downtime ou recuperação.
Você pode facilmente ter o tratamento durante o intervalo para o almoço e retornar às suas atividades diárias imediatamente.