Rosácea
O que é?
A rosácea é uma doença inflamatória que se caracteriza por deixar a pele vermelha e com lesões que lembram espinhas espalhadas principalmente na face.
As mulheres entre 35 e 65 anos são as mais comprometidas, principalmente aquelas com pele clara e sensível.
Fatores variados, como álcool, calor, frio excessivo e estresse, podem piorar essa condição e causar muito constrangimento e baixa autoestima.
A causa da rosácea ainda não está esclarecida, mas sabemos que os vasos superficiais da face estão comprometidos e dilatados.
Estudos apontam para uma combinação de fatores hereditários e ambientais. Uma série de fatores pode desencadear ou agravar a rosácea, aumentando o fluxo de sangue para a superfície de sua pele. Alguns destes fatores incluem:
- Alimentos quentes ou bebidas
- Alimentos picantes
- Álcool
- Temperaturas extremas
- Exposição ao sol
- Estresse, raiva ou vergonha.
- Exercício físico extenuante
- Banhos quentes ou saunas
- Uso indiscriminado de corticosteroides.
- Uso de medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos, incluindo alguns medicamentos para pressão arterial.
Como Tratrar?
Tratamento Clínico: O tratamento das doenças crônicas, que não têm origem conhecida, são um desafio para o dermatologista.
O objetivo principal do tratamento é diminuir a inflamação do paciente, usando as substâncias citadas cerca de 1 a 2 vezes por dia.
O uso de substâncias vasoconstritoras tem sido extremamente comum, pois, embora não curem a rosácea, diminuem o vermelhão que é a causa de grande constrangimento para os pacientes.
Atualmente, o uso de diferentes tipos de laser é tido como indispensável para o tratamento. Em todas essas situações, pode haver associação dos medicamentos com o laser.
Para a rosácea ocular é necessário utilizar o antibiótico via oral. Eles são utilizados até o controle clínico da doença e, com o tempo, a dose do remédio vai baixando aos poucos.
Já a isotretinoína oral pode ser utilizada para todos os tipos de rosácea. O tratamento dura em torno de 3 a 4 meses.
Com antibióticos orais e tópicos, associados ao Metronidazol sistêmico e tópico e aos Vasoconstritores como a Brimonidina e a Oximetozolina, pois controlam o flushing.
Os inibidores da calcineurina (Tacrolimo e Pimecrolimo), imunomoduladores, também melhoram a inflamação.
O uso de Toxina Botulínica tem sido descrita como extremamente útil para o controle das lesões.
Laser: A Luz Intensa Pulsada tem importante papel no tratamento da rosácea, diminuindo a população de bactérias da pele, reduzindo os vasos e melhorando a textura do colágeno.
Os lasers para vasos (NdYag e o Q-Switched NdYag) são importantíssimos para reduzir o número de vasos na superfície da pele.