Herpes Simples

O que é?

O herpes é uma doença infecciosa que ocorre pela agressão do vírus Herpesvirus hominis tipo I e II.

Ocorre por surtos desencadeados em situações de queda de imunidade do hospedeiro, geralmente em locais de transição da pele com a mucosa, sendo mais comum a localização perilabial e genital.

Uma vez infectado, o indivíduo apresenta quadros recorrentes mais ou menos intensos e frequentes durante a vida.

As lesões de herpes podem recidivar e isso ocorre por traumatismo na pele (Ex: exposição à luz, rachaduras) ou alteração sistêmicas (Ex:menstruação, fadiga ou febre) que reativam o vírus e produz nova lesão.

Existem 2 tipos diferentes de vírus VHS-1 e VHS-2.

Cerca de 90% dos indivíduos tem sorologia positiva para VHS-1, o vírus pode ser transmitido através de gotículas respiratórias, contato direto com uma lesão ativa ou contato com um líquido que contém o vírus, como saliva ou secreção.

Os principais sintomas incluem (após 3 a 7 dias do contato), sensibilidade, dor e queimação, muitas vezes antes de aparecer a lesão.

A lesão típica do herpes se caracteriza por vesículas (bolinhas) agrupadas em uma pele vermelha, sendo comum a localização perilabial e genital. Com a evolução, estas lesões formam cascas (crostas) no local.

Como Tratar?

Quadros leves podem ser tratados apenas pela prescrição de cremes para uso local.

Quadros mais severos podem ser medicados com tratamento oral.

Várias medidas podem ser tomadas para aliviar o desconforto e evitar os surtos.  

O paciente portador da doença já sabe que deverá evitar o sol excessivo e usar um protetor solar nos lábios para protegê-los, quando em ambientes de muito sol.

No caso de uma gripe forte, quando normalmente o organismo já está debilitado, a pessoa deve se cuidar bastante e evitar fatores como o estresse.

Situações muito reicidivantes favorecem a opção pela dessensibilização por vacina injetável que reduz drásticamente a frequencia e severidade dos quadros.

Mas, vale ressaltar que todos esses tratamentos não eliminam o vírus, mas, sim, fazem com que melhore uma situação local com a redução do tempo de inflamação.

O Dermatologista é o especialista mais indicado para reconhecer as características próprias desta doença e alinhar com o paciente qual o tratamento mais indicado para cada necessidade.

Contato

Entre em contato conosco para tirar uma dúvida ou agendar uma consulta.