Fotoage, Fotomodulação ou Fototerapia com LED e Laser de Baixa Potência
O que é?
É um tratamento que utiliza diversas cores de luz, emitidas artificialmente em forma de raios ultravioleta (UVA e UVB 311nm), dispostas em um aparelho com múltiplas luzes fluorescentes ou em uma máscara de silicone flexível com lâmpadas de diodo muito específicas e potentes que tem como objetivo o tratamento de alterações da pele e de suas estruturas anexas, como glândulas sebáceas e cabelos.
A luz emitida pelos LEDS estimula a circulação de sanguínea, induz a liberação dos fatores de crescimento epitelial e de transmissores imunoquímicos, as chamadas Interleucinas, assim, melhorando o estado imunológico da pele. Além disso, estimulam o metabolismo local, aumentando as respostas de natureza analgésica, anti-inflamatória e cicatrizante, promovendo a bioestimulação local, colaborando para um melhor aproveitamento dos medicamentos utilizados associados a outras terapias capilares.
As diferentes cores de luz podem ser usadas para objetivos diferentes, podendo ser usadas de maneira combinada ou não.
Pode ser associada à aplicação de substâncias cuja ação é ativada pela luz, potencializando o resultado do tratamento, o que é conhecido como terapia fotodinâmica
Por ser um tratamento muito abrangente, tem várias indicações dermatológicas.
Indicações
Calvície: Estimula a oxigenação dos folículos, levando à produção de fatores de crescimento epitelial e substâncias anti-inflamatórias para promover o crescimento, ganho de volume, melhora da textura e brilho dos cabelos, à base de processos fotoquímicos.
Dermatites: processos fotobioquímicos promovem a liberação de fatores de crescimento epitelial e substâncias anti-inflamatórias, atuando como coadjuvante no tratamento de diversas patologias.
Fotoenvelhecimento: processos fotobioquímicos que levam a 60% de melhora na qualidade e textura cutânea, tornando-a mais macia, elástica, suave e delicada, com evidente redução das linhas finas e rugas. A produção das Interleucinas melhora a competência imunológica da pele, minimizando a formação de lesões malignas e pré-malignas
Acne: Controle da acne inflamatória (muitos cravos e espinhas) e da pele muito oleosa. Age sobre as bactérias da superfície da pele: o Propinonibacterium acnes. Ao serem expostas à ação da luz, tais bactérias produzem uma substancia denominada Protoporfirina IV que é extremamente tóxica para as próprias bactérias. Ou seja, a irradiação promove sua autodestruição .
Como é o Tratamento?
É um procedimento totalmente seguro e indolor, cientificamente comprovado.
Pode ser combinado às técnicas de tratamento convencional.
Como é o Pós-Tratamento?
O tratamento não queima nem provoca danos à pele e o paciente pode retornar às suas atividades normais tão logo termine a sessão.
Quantas Sessões são Necessárias
Geralmente, são realizadas de 4 a 10 sessões.
Contraindicações
- Gestantes;
- Pacientes portadores de doenças desencadeadas pela luz ultravioleta.