Cirurgia de Pescoço – Ritidoplastia Cervical
O que é?
As rugas e a flacidez são uma consequência inevitável da idade. A operação conhecia por ritidectomia facial e cervical (lifting) tem por objetivo resolver, ao mesmo tempo, as rugas e a flacidez da pele da face e do pescoço. É importante que as expectativas sejam realistas, pois, o limite da cirurgia é aquele no qual não haja qualquer distorção na expressão do rosto ou na mímica facial do paciente. Após a cirurgia, o rosto deve estar jovial, com a pele viçosa e o mais natural possível. O paciente deve voltar a apresentar o aspecto que tinha há dez ou quinze anos antes da cirurgia, sem ficar com expressão artificial.
Onde ficam as cicatrizes?
Se as cicatrizes forem minuciosamente procuradas, certamente serão encontradas. Mas elas são quase imperceptíveis, pois ficam localizadas em sulcos, pregas ou ângulo bem selecionados dentro do couro cabeludo.
É possível prever os resultados?
A flacidez da pele e as rugas praticamente desaparecem com esta cirurgia.
Os resultados são duradouros?
A duração do resultado obtido é permanente; o que não significa dizer que o indivíduo não vai continuar a envelhecer. Com o passar do tempo, o processo de degeneração do colágeno persistirá, podendo acarretar mais flacidez à pele, inclusive na região já operada. Portanto, são indispensáveis os cuidados diários de manutenção da pele bem como os tratamentos de suporte para manter a qualidade da pele como um todo. A indicação bem como o melhor momento para a realização deste procedimento devem ser discutidos com o seu Cirurgião Plástico.