Cirurgia de Abdome – Abdominoplastia
O que é?
A plástica de abdome visa corrigir a flacidez da pele e muscular resultantes de gestações sucessivas ou de emagrecimento rápido. Ocorre a retirada do excesso de pele, deixando o abdome mais plano e tenso.
Quem pode se submeter a esta cirurgia?
Esta cirurgia pode ser feita em qualquer idade, desde que haja indicação clínica que é a intensa flacidez da pele desta área.
As cicatrizes ficam aparentes?
A cicatriz resultante da plástica de abdome é comprida, pois se prolonga lateralmente na parte inferior do abdome. A aparência e a qualidade da cicatriz dependem das condições da cicatrização e da textura da pele de cada paciente. Os cuidados pós-operatórios também influirão no resultado estético final. Dado ao seu posicionamento anatômico, a cicatriz pode ser disfarçada sob o biquini.
Quais são os resultantes da cirurgia?
O resultado da cirurgia é muito bom e definitivo, desde que a paciente não volte a engordar excessivamente. Uma nova gravidez não prejudicará o resultado alcançado pela cirurgia.
A cirurgia resolve o problema das estrias?
Quando as estrias se localizam na região abaixo do umbigo, elas desaparecem totalmente, pois toda a pele dessa região é retirada. As localizadas acima, geralmente permanecem. Porém, passam a ocupar a região infra-umbelical, tornando-se mais discretas.
Como é o pós-operatório?
O pós operatório requer muito repouso durante os primeiros 10 dias. As atividades da vida diária podem aos poucos ser retomadas, porém deve ser feito pouco a pouco, sempre respeitando o limite da dor, sendo aconselhado evitar esticar muito o abdômen e não fazer esforços. Pode-se voltar ao trabalho, se não tiver que ficar muito tempo de pé e se não tiver que fazer exercícios vigorosos, em cerca de 10 dias depois da cirurgia. e a recuperação total demora cerca de 2 meses.
É possível ocorrer complicações?
Por tratar-se de um procedimento cirúrgico existe chance de problemas, apesar de ser extremamente raro. Investigação e preparo pré-operatório adequados, bem como observância às orientações pós operatórias são fundamentais para evitá-las. Dentre as incomuns situações, podemos citar: hematoma, deiscência (abertura de pontos), alterações da cicatrização, sofrimento de pele, infecção, lesões de nervos e problemas anestésicos.