Tratamento da Gordura Submentoniana (Papada)
O que é?
Chamamos de Papada ou queixo duplo a sobra de pele que se forma abaixo do queixo devido ao acúmulo de gordura localizada ou flacidez.
A predisposição para este tipo de problema é genética, dependendo inclusive da formação óssea do rosto e projeção do “queixo”.
A perda de firmeza da pele, flacidez muscular e aumento de peso corporal, associadas a ação da gravidade, formam um conjunto de situações que definem o problema e que tende a se agravar com o passar dos anos.
Ou seja, a flacidez que surge na pele do rosto, a perda de estrutura óssea facial mais o peso muscular do pescoço somam-se ao volume já existente pelo excesso de gordura na região do pescoço, criando a situação.
Como existem diferentes graus de gravidade, o tratamento dermatológico é melhor indicado para casos mais leves e moderados, nos quais, independentemente da idade cronológica, não há grande excesso de volume de gordura ou de pele a ser tratado.
Para casos onde a flacidez já está instalada,recomenda-se uma consulta com o Cirurgião Plástico que poderá optar por procedimentos cirúrgicos .
Indicações:
- Flacidez do Pescoço (Leve e Moderada).
- Gordura Submentoniana (Papada de dimensões pequenas e médias).
- Flacidez e Gordura Submentoniana (Papada de dimensões pequenas).
- Flacidez e Gordura Submentoniana (Papada Volumosa) – para pacientes que não querem ou não podem submeter-se a procedimentos Cirúrgicos.
Como é Feito o Tratamento da Papada?
É realizado através de técnicas minimamente invasivas que visam tratar a gordura da região da papada e a flacidez residual da região do pescoço, após o esvaziamento da gordura.
Como trata-se de um problema complexo e multifatorial, as possibilidades de tratamento são múltiplas e cabe ao médico em conjunto com o paciente decidirem a estratégia de tratamento.
Como Tratar Flacidez Leve e Pouca Gordura:
Em casos bastante suaves, a aplicação da Toxina Botulínica nas bandas formadas no pescoço pelo músculo Platisma, favorecendo o encolhimento da pele, já suaviza o contorno do pescoço e diminuindo o peso da musculatura sobre a pele.
Esta pode ser somada ao Preenchimento com Ácido Hialurônico na região do mento (ou queixo), quando for o caso.
Skinboosters podem ser utilizados com o propósito de criar um reservatório de hidratação nas células da pele desta região, frequentemente desidratada e atrófica.
Como Tratar Flacidez e Gordura Moderada:
Criolipólise: que é o processo de eliminação da gordura submentoniana pelo congelamento. Neste tratamento, as temperaturas extremamente baixas, levam à morte das células de gordura e sua posterior eliminação pelas células do sistema imunológico.
Lipoaspiração Enzimática (Emptyers): que provocarão a eliminação da gordura pelo corpo. Um exemplo amplamente conhecido é o Ácido Deoxicólico.
Ultrassom Microfocado: atua em diversas camadas da pele através da formação de micropontos de coagulação no SMAS (Sistema Músculoaponeutótico Superficial) que é a principal estrutura que dá suporte à pele. Assim, melhora a sustentação e a firmeza da região da papada. A utilização de ponteiras que agem com mais profundidade podem promover a destruição das células de gordura da região. É um excelente tratamento, pois promove um perfeito “combo”, atuando em duas vertentes do problema.
Bioestimuladores: a aplicação de substancias como o Ácido Poliláctico e a Hidroxiapatita de Cálcio, levam à estimulação dos fibroblastos da derme, que são as células que fabricam o colágeno, melhorando a elasticidade e a estrutura da pele tratada.
Fios de PDO/ Ácido Poliláctico: este, por sua vez, tem excelente ação de bioestimulação, pelo estímulo das fibras de colágeno da derme, somados ao efeito de tração e reposicionamento da pele que se encontra flácida e redundante e acumulam-se região anterior do pescoço.
Radiofrequencia: melhora a sustentação da pele do pescoço, através da estruturação do colágeno provocado pelo aquecimento que leva ao espessamento das suas fibras, melhorando a textura da pele desta região. É possível provocar também a diminuição da camada de gordura, devido à radiofrequência.
Como Tratar Flacidez e Gordura Acentuada:
Lipoaspiração: Grandes volumes de gordura são melhor resolvidos com a lipoaspiração. É um procedimento bastante rápido que visa eliminar definitivamente o acúmulo de volume local.O sucesso é imediato, geralmente, trazendo grande satisfação ao paciente.
Entretando, dependendo da idade do paciente submentido a esta técnica, haverá a formação de flacidez por excesso de pele, na área esvaziada. Técnicas de bioestimulação e de fios de tração podem ser usadas juntas ou separadas para solucionar o problema.
Nestes casos, as associações com métodos de tecnologia para o tratamento combinado são fundamentais para o sucesso do resultado final.
Como é o Procedimento?
Todos estes procedimentos são simples, rápidos (cerca de 30 minutos), realizados no consultório, sob anestesia tópica (cremes anestésicos), geralmente associados a compressas de gelo para diminuir a dor e a incidência de equimoses ou manchas arroxeadas (Com exceção da Lipoaspiração).
Medicamentos antiinflamatórios e contra a dor podem ser utilizados imediatamente antes da sessão, com a orientação do médico, desde que seja a vontade do paciente.
Nenhum destes procedimentos apresenta dor significativa
O profissional fará aplicação da Toxina Botulínica, do Preenchimento e dos bioestimuladores como os Fios de PDO / Ácido Poli-L- Láctico / Hidroxiapatita de Cálcio em sessão única, quando for o caso.
A Hidratação Injetável e os Emptyers como o Ácido Desoxicólico, são aplicados em três sessões, nas regiões que se deseja tratar, com intervalos mensais.
A criolipólise leva ao congelamento local, sendo incômoda nos primeiros 7 minutos, período necessário para que a gordura atinja seu ponto máximo de resfriamento.
Geralmente são necessárias 3 a 4 sessões, por área. Mas, estas não podem ser repetidas antes do intervalo de 40 dias.
O Ultrassom Microfocado é realizado em sessão única.
A Radiofrequencia é realizada semanalmente, geralmente entre 4 e 8 sessões, dependendo da indicação de cada caso.
Por tratar-se de um procedimento cirúrgico, mesmo que de pequeno porte, a Lipoaspiração tem necessidade de exames prévios e de realização em ambiente específico, com um suporte especial. Apesar de ser um pouco desconfortável, pode ser realizada com o paciente acordado, apenas com anestesia local, desde que este seja tranquilo e não tenha pânico de ficar imóvel.
Podem ser feitas associações de procedimentos, em uma única sessão.
Como é o Pós-Procedimento?
A aplicação da Toxina Botulínica, do Preenchimento, Ácido Poli-L- Láctico, Hidroxiapatita de Cálcio costumam não exigir cuidados especiais nem o afastamento das atividades de rotina nos primeiros dias depois da aplicação.
Imediatamente após o procedimento, pode ocorrer leve inchaço, vermelhidão ou arroxeamento nas áreas das picadas.
Estes normalmente involuem e desaparecem espontaneamente em alguns dias.
Podem ser aplicadas compressas geladas por cerca de dez minutos a cada 3 horas nos dois primeiros dias, após a sessão.
O uso de analgésicos geralmente é desnecessário.
Maquiagem corretiva pode ser aplicada 48 horas, após o tratamento.
Procedimentos de apoio como laser para redução das manchas arroxeadas e fototerapia por LED podem ser usados associados nos primeiros dias, após o procedimento, uma vez que aceleram a involução do processo inflamatório, facilitando a eliminação dos arroxeados.
Durante o período em que houver manchas arroxeadas, podem ser aplicadas pomadas próprias para sua redução.
Neste período, o sol deve ser evitado.
Exercícios somente podem ser retomados um dia, após a sessão.
Para os pacientes tratados com Fios de Tração, recomenda-se que o paciente durma com o rosto virado para cima (não dormir de lado ou de bruços) na primeira semana, pelo menos. O ideal é que mantenha o decúbito dorsal para dormir, nas primeiras três semanas.
Lavar e secar a região o rosto com cuidado, sem esfregar, na primeira semana.
Evitar lavar os cabelos por 48 horas, no mínimo.
Evitar tratamentos estéticos e massagens por 3 semanas.
Evitar esportes de impacto e de contato físico direto por 3 semanas.
Evitar completamente a exposição ao sol.
Maquiagem corretiva pode ser aplicada 48 horas, após o tratamento.
Durante o período em que houver manchas arroxeadas, podem ser aplicadas pomadas próprias para sua redução.
O paciente deve suspender o uso dos cremes dermatológicos, até a recuperação completa da pele.
O Ultrassom Microfocado e a Radiofrequencia não oferecem qualquer restrição à rotina do paciente.
A Lipoaspiração de papada não necessita período de internação pós cirúrgicos. A presença de hematoma e de algum inchaço é esperada.
O paciente não pode tomar sol até o desaparecimento completo do roxo.
O paciente deve usar faixa compressiva por todo o tempo, nas primeiras 48 h. Após, deve manter a faixa para dormir, por 30 dias.
Quanto tempo dura o efeito do Tratamento da Gordura Submentoniana ou Papada?
A variação quanto a sua durabilidade depende da técnica utilizada e da resposta individual de cada paciente.
O tratamento de redução de gordura costuma ser perene.
O tratamento da flacidez dde pele varia de acordo com a magnitude prévia do problema.
A aplicação de Fios de PDO / Ácido Poli-L- Láctico / Hidroxiapatita de Cálcio costuma durar de 12 a 18 meses.
A Toxina Botulínica dura de 3 a 6 meses e o Preenchimento costuma durar 1 ano.
Mas, de maneira geral, pacientes com flacidez precisam utilizar algum método de manutenção como a realização de 1 sessão anual do Ultrassom MIcrofocado para que os resultados sejam sustentáveis.
No caso da radiofrequência, recomenda-se fazer a manutenção do tratamento com uma sessão semestral.
Há algum efeito colateral?
Os efeitos colaterais são mínimos e geralmente relacionados aos pequenos traumas nos locais das perfurações.
Maquiagem corretiva pode ser usada a partir de 48 horas após o tratamento.
Os possíveis efeitos são leves e temporários e não limitam significativamente as atividades do paciente.
A Lipoaspiração, por ser de porte mínimo, não costuma trazer riscos, desde que seja realizada com o protocolo de um procedimento cirúrgico.
Contraindicações:
- Gestantes;
- Lactentes;
- Imunossuprimidos;
- Pacientes portadores de doenças auto-imunes em atividade;
- Pacientes em tratamento do câncer;
- Pacientes portadores de doenças com distúrbio da coagulação;
- Pacientes com infecções de pele.