Dermacentro - Tratamentos

Toxina Botulínica

O que é a toxina botulínica?

É um medicamento produzido por uma bactéria,isolado e purificado para ser usado na prática médica. Substância causadora do botulismo, após pesquisa exaustiva concluiu-se que utilizada em pequenas quantidades possibilitaria a correção de alterações relacionadas àhipercontração muscular. Vem sendo usada na dermatologia há mais de doze anos.

Para que é usada a toxina botulínica?

É usada para eliminar ou amenizar temporariamente rugas de expressão, as rugas dinamicas e assimetrias faciais e casos de sudorese excessiva (hiperidrose).

Como age a toxina botulínica?

A toxina relaxa o músculo onde é aplicada reduzindo as rugas de expressão localizadas nas laterais dos olhos (pés de galinha), entre as sobrancelhas, na testa, pescoço e ao redor da boca .

 O que são rugas e linhas de expressão?

São os sulcos e as pregas causados pela movimentaçãorepetitiva dos músculos associados à expressão facial. Linhas de expressão poduzem um aspecto entristecido e carrancudo, além de envelhecerem a face.

Como é feita a aplicação?

Em consultório médico. Na maioria dos casos, utiliza-se previamente cremes anestésicos associados à aplicação de gelo local para tornar mais confortável o procedimento.O tratamento envolve injeções de pequenas quantidades de toxina botulínica nas áreas afetadas. É extremamente bem tolerado e demora poucos minutos, sem necessidade de afastamento ou período de recuperação prolongado. A toxina botulínica inicia o efeito em 3 a 7 dias após o tratamento.

 A melhora geralmente dura de 4 a 6 meses, antes do término gradual do efeito e da volta da ação muscular ou da sudorese,podendo aumentar com sucessivas aplicações. A reaplicação pode ser feita após o término do efeito e seu intervalo será determinado de acordo com a vontade e predisposição do próprio paciente.

Há algum efeito colateral?

Os efeitos colaterais são mínimos e geralmente relacionados ao local da injeção. Dores ou formação de leves arroxeados podem ocorrer no local da injeção. Maquiagem corretiva pode ser usada após o tratamento. Pode haver dor de cabeça temporária, especialmente após o primeiro tratamento. Os possíveis efeitos são leves e temporários e não limitam significativamente as atividades do paciente.

Há raros relatos de fraqueza temporária dos músculos vizinhos à área da aplicação e de abaixamento da sobrancelha ou da pálpebra. No improvável caso deste tipo de ocorrência, métodos auxiliares, como a eletroestimulação, podem ser utilizados para abreviar os efeitos indesejados.

Cuidados Pós-Procedimento:

Após a aplicação o paciente não deve  manipular os locais das aplicações. É ultrapassado o conceito de qur rlr deve evitar abaixar a cabeça e não deitar durante as quatro primeiras horas. Exercícios podem ser retomados no mesmo dia, desde que durante o mesmo período.

Contra-indicações:

Gestantes, lactentes, imunossuprimidos e portadores de distrofias musculares.





Consultas e Atendimento:
Av. dos Imarés, 804 - Moema
Tel.: 11 5533 6888

Design AC7StudioDesign e Programação DOAcomm
©2010/2018 - Dermacentro - Medicina Especializada - Todos os direitos reservados
Diretora Técnica: Eidi Motta Cardoso - CRM 74468 | Dermacentro - CRM 9211