Terapia Fotodinâmica para Acne

Terapia Fotodinâmica para Acne:

Terapia Fotodinamica é o nome dado a um novo tipo de técnica dermatológica que consiste na utilização terapeutica de uma reação fotoquímica que é um tratamento que combina a ação de uma fonte de luz a uma droga fotosensibilizante. Esta é uma substancia  que capta a luz com elevada eficiencia, de modo a atrair a energia de seus raios para o interior das células que se desejamos tratar.

O agente fotosensibilizante  é o Ácido Amino Levulínico ( ALA ) que,  ao ser aplicado na pele impregna-se nos folículos pilosos e glandulas sebáceas, levando-as a captar a irradiação luminosa que será direcionada e concentrada nesta área crítica.

Ao ocorrer a iluminação, as células impregnadas pelo ALA  produzirão uma reação de toxicidade, ou seja, ocorrerá  a degradação do ALA que transforma-se-á em  substancias altamente tóxicas que inviabilizarão e provocarão a parcial destruição destas próprias células.

 

Como é o Tratamento?

É feita a aplicação do ALA aproximadamente  2 horas antes da aplicação da fonte de luz. São utilizados aparelhos especiais para a emissão de luz e a luz intensa pulsada.

A sessão inicia-se com uma microdermoabrasão, seguida da aplicação do forossensibilizante e posterior exposição à luz. Novos tratamentos devem ser programados mensalmente, até que o paciente atinja um patamar de satisfação, embora dificilmente sejam necessários mais que três aplicações. A oleosidade e a acne podem voltar, mas há um importante remissão dos sintomas por um intervalo que pode ser superior a doze meses.

Esta técnica também pode ser interessante no tratamento de rejuvenescimento. Considera-se que cada sessão da luz intensa pulsada com a utilização do agente fotossensibilizante ( ALA ).

Seja equivalente a tres sessões do mesmo tratamento sem o mesmo. As aplicações devem ser feitas com intervalos mensais.

 

Como é o pós-procedimento?

Após a aplicação é imprescindível afastar-se de qualquer tipo de luz nas primeiras 48 horas , sob pena de acentuada piora da vermelhidão do local. Este persiste por aproximadamente dois dias e, então, dá lugar à formação de pequenas crostas, que irão se desprender no período de 3 a 4 dias, provocando efetiva descamação.

 

Como são os resultados?

O Ácido Amino Levulínico ( ALA ), impregna-se nas glândulas sebáceas e na bactéria responsável pelo surgimento das lesões inflamatórias de acne, o propioniumbacterium acnes . No primeiro mês após o tratamento, costuma ocorrer melhora de até  60 % destas lesões, além da promoção de evidente redução dos poros e da secreção sebácea da região tratada.

Importante aliado na busca do rejuvenescimento, diminui acentuadamente as ceratoses, sardas e pequenos vasos da pele,  também chamados de telangiectasias.

 

Conclusão:

Técnica de vanguarda no arsenal de tratamentos dermatológicos, pois, promove o rejuvenescimento da pele e melhora persistente dos diversos graus de acne, sem a necessidade do uso de medicamentos orais, evitando seus efeitos adversos.





Consultas e Atendimento:
Av. dos Imarés, 804 - Moema
Tel.: 11 5533 6888

Design AC7StudioDesign e Programação DOAcomm
©2010/2018 - Dermacentro - Medicina Especializada - Todos os direitos reservados
Diretora Técnica: Eidi Motta Cardoso - CRM 74468 | Dermacentro - CRM 9211